Conheça o museu dedicado às obras sombrias do criador do Alien

Em parceria com Viagem em Pauta
03/06/2017 11:43

Inspirado na estreia de mais um capítulo da história de um dos alienígenas mais famosos da história do cinema, o Viagem em Pauta relembra sua passagem por um dos locais mais curiosos da Suíça: o Museum HR Giger.

Localizado em Gruyères, uma cidade medieval sobre uma colina, no oeste do país, esse museu abriga o acervo permanente de obras de Hans Ruedi Giger, artista plástico que criou o Alien.

Interior do Museum HR Giger, na Suíça
Interior do Museum HR Giger, na Suíça

O local, aberto há quase 20 anos, fica dentro do Château St. Germain, um castelo de mais de 400 anos e com três andares de paredes escuras e chão coberto com hieróglifos em alto-relevo. E nada ali dentro se parece com o cenário bucólico do lado de fora dessa cidade minúscula, a 147 km de Zurique.

O espaço de exposições é endereço das peças de traços sombrios e surrealistas de Giger, como pinturas e esculturas, realizadas pelo artista desde os anos 60; e desenhos originais feitos à mão pelo próprio artista, na época das gravações dos filmes do Alien.

Versão mecânica de um dos bonecos usados nas gravações de Alien, em exposição no Museum HR Giger
Versão mecânica de um dos bonecos usados nas gravações de Alien, em exposição no Museum HR Giger

O museu abriga também a estatueta conquistada na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Los Angeles, no Oscar de 1980, pelos efeitos visuais do primeiro filme da saga.

Mas o destaque do Museum HR Giger é o boneco original desse alienígena do planeta LV-426 que deu rumos inesperados à rotina da tripulação da nave Nostromo, no filme de estreia da franquia, em 1979.

Do outro lado da rua, a surrealidade segue no Museum HR Giger Bar.

Obra exposta no Museum HR Giger, na Suíça
Obra exposta no Museum HR Giger, na Suíça

Esse bar/museu tem decoração e projeto arquitetônico assinados pelo próprio H.R. Giger.

Inaugurado em 2003, após uma reforma de quatro anos, o bar tem interior em forma de caverna, coberto por uma estrutura de arcos que lembram um esqueleto, e as mesas de vidro são rodeadas pelas famosas cadeiras Harkonnen, outro trabalho de Giger conhecido pelos encostos que imitam uma medula espinhal.

Interior do HR Giger Museum Bar
Interior do HR Giger Museum Bar

Para estimular as sensações no bar, o artista investiu também em móveis com materiais que fazem o cliente se sentir no interior de um ser vivo, como o concreto polido que imita a suavidade de uma pele animal.

E a inspiração alienígena se vê não só no cenário do bar como também no cardápio, como o Absinthe Brevans H R Giger, produto com arte criada pelo próprio Giger, cujos 68% de teor alcoólico são, levemente, amenizados com um coquetel feito com água e um cubo de açúcar derretido em uma colher sobre o copo da bebida.

Alien: Covenant

Com estreia no Brasil, no último dia 11 de maio, “Alien: Covenant” é o oitavo filme da franquia e é uma sequência de Prometheus, também dirigido por Ridley Scott com a história que explicava os eventos que antecederam Alien, o Oitavo Passageiro, de 1979.

O enredo se passa em 2104, quando um grupo de astronautas chega a um planeta e descobre que o local já está habitado. E o restante da história você já deve saber.

SAIBA MAIS

Museum HR Giger
Ingresso:
CHF 12.50 (R$ 42, aproximadamente)
www.hrgigermuseum.com