Conheça pratos típicos de diferentes lugares do Brasil e do mundo
Alguns blogueiros de viagem se reuniram para escrever dicas de culinária regional
Conhecer a gastronomia típica dos lugares é, também, uma forma de conhecer um pouco mais de cada destino. Um tempero, um sabor, uma textura, até mesmo um modo de preparo, tudo isso diz muito sobre a cultura de um povo e de um local.
Pensando nisso, alguns blogueiros de viagem se reuniram para escrever dicas de culinária regional. O resultado foi uma mistura de pratos bem diversificada, do Brasil e do exterior. Confira!
Moqueca capixaba
A moqueca capixaba foi a escolha da Mariana Bueno, do blog Mariana Viaja. Mineira e moradora do Espírito Santo, ela explicou um pouco mais sobre a história das panelas de barro, um ingrediente essencial na receita.
- Como melhorar a memória naturalmente com exercícios físicos
- Saiba agora por que você precisa conhecer a Chapada Diamantina
- Top 5 destinos de praia baratos perfeitos para um verão com baixo orçamento
- 3 lugares para viajar sozinha no Brasil que você ainda não pensou
Essa tradição indígena, que passa de geração em geração, é um dos símbolos do Estado, tombada como Bem Cultural de Natureza Imaterial do Brasil, e a produção pode ser acompanhada de pertinho no galpão das Paneleiras de Goiabeiras. No texto ela também ensina como fazer moqueca capixaba e lista alguns restaurantes na Grande Vitória para comer o prato.
Culinária capixaba
Mas nem só de moqueca é feito o Espírito Santo e quem mostrou isso foi a Emília Brito, do blog Pelo Mundo com Manu. Ela falou da cultura e da tradição da culinária do estado e mostrou alguns pratos bem típicos, como a moqueca de banana da terra e a torta capixaba.
Barreado do Paraná
O prato típico da pequena e charmosa cidade de Morretes foi a escolha da Gisele Prosdoscimi, do blog Destinos Por Onde Andei. Uma iguaria tradicional da culinária regional paranaense, que tem origem nos tempos do Brasil império. O preparo é em panela de barro, com a tampa que é vedada com o “barro” feito da mistura de farinha e água.
Churrasco gaúcho
O Rio Grande do Sul tem uma rica mistura culinária, mas o churrasco é um dos pratos mais tradicionais e certamente uma das primeiras respostas quando se pensa em comidas gaúchas. Quem conta mais sobre essa história e dá dicas de onde comer no estado é a Andrea Rodrigues, do blog 3 Gerações e 1 Mala.
Salgados do interior paulista
A Edileia, do blog Qualquer Viagem, falou sobre o bolinho de frango ou encapotado, um salgado famoso no interior de São Paulo há mais de um século, principalmente nas proximidades de Itapetininga, onde há uma lei municipal que o declara como Patrimônio Cultural da Cidade.
Café na Confeitaria Colombo
Um dos passeios mais tradicionais e históricos no Rio de Janeiro é tomar um café da manhã na Confeitaria Colombo, que foi fundada em 1894 e fica no Centro da cidade. Além das delícias do cardápio, o passeio vale pela beleza da construção, que é considerada patrimônio artístico e cultural. A dica é do Diego Cabraitz Arena, do blog Uma Viagem Diferente.
Comidas e bebidas de Recife
A Fernanda Scafi, do blog Tá Indo Pra Onde?, passou uma temporada em Recife e voltou encantada não só pelos lugares que conheceu, mas também pela gastronomia pernambucana, que tem influência dos índios, africanos e europeus colonizadores e também é influenciada pela sua localização –por exemplo, com os frutos do mar e frutas nordestinas. Ela fez uma lista de comidas e bebidas típicas e dos restaurantes e bares onde encontrá-las.
Comida holandesa
A Klécia Cassemiro, do blog Fui Ser Viajante, listou 10 pratos típicos da Holanda para conhecer e provar. Tem doce, queijo, carne, peixe, torta, batata frita, panqueca, vários tipos de lanches, alguns bem diferentes! E todos com indicação de lugar para comer, em Amsterdã ou em outras cidades do país.
Comida espanhola
As comidas típicas da Espanha foram mostradas pela Cynara Vianna, do blog Cantinho de Ná. Ela viajou em família e fez um tour gastronômico por Madri, onde provou pratos muito tradicionais, além de conhecer também um pouco mais dos hábitos dos espanhóis, que são bem diferentes dos nossos.
Por Mariana Bueno, do blog Mariana Viaja