Conheça sete destinos ideais para mergulhar no Brasil

Quem mergulha sabe que o esporte consiste em conhecer um mundo novo, pouco explorado e muitas vezes misterioso.

O Brasil é considerado um paraíso para a prática do mergulho
Créditos: Getty Images/iStockphoto
O Brasil é considerado um paraíso para a prática do mergulho

Uma atividade ideal para quem quer fugir da rotina, mas que deve ser praticada com segurança e com ajuda de instrutores especializados, preparados para oferecer todo o suporte necessário, tanto para os principiantes quanto para os experts.

Com ajuda do pessoal do Hotel Urbano selecionamos sete pontos de mergulho no Brasil.

1 – Praia da Feiticeira (Angra dos Reis, RJ)

Praia da Feiticeira, em Ilha Grande, nos arredores de Angra dos Reis

Com vegetação densa e algumas pedras, a praia da Feiticeira, na Ilha Grande, é um refúgio perfeito para o dia a dia agitado. Quase uma piscina natural, por suas águas tranquilas e claras em estreita faixa de areia. Uma praia pequena, familiar, de bairro, pouco procurada pelos turistas, sendo frequentada apenas por moradores, em especial no verão.

Por não ter bares ou restaurantes é aconselhável que o turista leve alimentos e bebidas. Uma praia ideal para o mergulho de snorkel e pesca.

2 – Praia de Pirangi do Norte (Parnamirim, RN)

Vista panorâmica da praia de Pirangi do Norte, em Parnamirim (RN)
Créditos: Picasa
Vista panorâmica da praia de Pirangi do Norte, em Parnamirim (RN)

O passeio a praia de Pirangi do Norte, localizada em Parnamirim, nos arredores de Natal, é ideal para os amantes de aventura e natureza –local do maior cajueiro do mundo e de um parracho de águas límpidas e diversidade marinha própria do lugar. Por estar a apenas 700 metros da praia, na maré baixa os parrachos são ótimas opções de mergulho para os iniciantes, com snorkel ou batismo em cilindro.

3 – Ilha Grande (Angra dos Reis – RJ)

Praia do Pouso, uma das pequenas praias da encantadora Ilha Grande
Créditos: Getty Images
Praia do Pouso, uma das pequenas praias da encantadora Ilha Grande

A Ilha Grande, localizada na cidade de Angra dos Reis, é um dos melhores campos de mergulho no Brasil, tanto para amadores quanto para profissionais. Em suas águas, nem tão profundas assim, existem mais de 900 espécies de peixes. Um dos lugares mais procurados é a Ilha de Jorge Grego para a descida com cilindro, porém toda ilha oferece diversas praias para gostos distintos.

4 – Guarapari (Espírito Santos)

Entardecer na praia de, Meaípe, em Guarapari

Guarapari é conhecida pelas belíssimas praias e ilhas, que escondem uma rica fauna marinha, ideais para mergulhos panorâmicos com snorkel e com cilindro. Uma sensação inigualável é conhecer a biodiversidade submersa nos navios naufragados Bellucia (1903) e Victory8B (2003), afundado propositalmente para a criação e um recife de coral. O Arquipélago das Três Ilhas, a Ilha Escalvada e as Ilhas Rasas fazem parte desse cenário incrível!

5 – Chapada Diamantina (Bahia)

A transparência da água do Poço Azul nos faz parecer que estamos flutuando no espaço

A Chapada Diamantina oferece cenários incríveis e favoráveis ao mergulho, tanto amador quanto profissional. Inúmeras são suas grutas, com lagos de água cristalina e rica diversidade lacustre. Destacamos dois cenários paradisíacos para seu mergulho:

Poço Azul, em Nova Redenção – O Poço Azul é uma das grutas mais belas do Brasil. A sensação é a de que os mergulhadores estão suspensos no ar, de tão transparentes que são suas águas. Um azul elétrico proveniente do contraste com a luz do sol, especialmente no outono e no inverno.

O Poço Encantado é um dos principais pontos turísticos da Chapada Diamantina

Poço Encantado, em Itaetê- Tal como o Poço Azul, as águas são transparentes, sendo possível ver as pedras nitidamente, a 50 metros de profundidade. De abril a agosto é o melhor período para a visitação devido a incidência dos raios solares pela fenda da gruta, possibilitando uma visão mágica e contemplativa.

6 – Bonito (Mato Grosso do Sul)

Um incrível lençol freático com visibilidade extremamente cristalina

Bonito corresponde ao maior destino para mergulho fluvial no Brasil. Muitos turistas todos os anos buscam flutuação no rio Sucuri e mergulhos com cilindro nos rios Formoso, da Prata e Abismo Anhumas, que podem chegar até 18 metros de profundidade.

7 – Porto de Galinhas (Ipojuca, PE)

A principal atração para o mergulho em Porto de Galinhas é o conjunto de recifes. Por essa razão, todos os dias, passeios de jangada saem até as piscinas naturais, onde é possível praticar o mergulho livre e batismos com cilindros. Apenas os mergulhadores credenciados podem descer além dos 6 metros permitidos e explorar os navios naufragados.

Jangadas nas piscinas naturais da praia de Porto de Galinhas

Vale lembrar que, apesar do mergulho ser uma atividade fantástica, repleta de benefícios à quem pratica, é aconselhável que sua prática se dê com profissionais experientes e empresas sérias, com os equipamentos adequados, que assegurem tanto a manutenção dos equipamentos quanto o suporte aos mergulhadores.

Então, curtiu nosso roteiro? Entre no Hotel Urbano e confira outros roteiros ideais para você curtir mergulhos inesquecíveis.