Contemple a arte de rua da cidade chilena Valparaíso
A “Joia do Pacífico” fica a apenas 120 km da capital Santiago
Valparaíso é uma das capitais do grafite da América do Sul, tradição que começou como um protesto contra o regime de Augusto Pinochet. Agora é justamente o governo quem patrocina e incentiva esta prática. Por lá nenhum lugar exibe arte de rua melhor do que o Museo a Cielo Abierto no bairro do bairro de San Miguel.
Os primeiros murais do local foram criados entre 1969 e 1973 por estudantes do Instituto de Arte da Universidade Católica. Um dos objetivos era parar a deterioração dos edifícios do local, devido a décadas de poluição visual gerada pelas pichações e cartazes que ocupavam os muros. Atualmente, o projeto tornou-se a maior expressão coletiva de arte de rua no Chile.
Todos os trabalhos são desenvolvidos por talentos nacionais e internacionais, consagrados e emergentes, que têm suas criações previamente validadas pelos moradores, fato que adiciona um bônus único de participação e também gera um sentimento de pertencimento ao bairro e seu entorno. Para conhecer o Museu a Cielo Abierto é preciso tomar um dos famosos elevadores da cidade, o Ascensor Espírito Santo.
- Estes sintomas do Alzheimer surgem a partir dos 30 anos
- Pesquisa mostra relação entre dieta e interrupção de crescimento de câncer
- Estudo aponta vitamina que pode baixar a pressão arterial em idosos
- Estudo descobre bebida que é capaz de reduzir a pressão arterial
A arte de rua e o grafite fazem parte da aura de toda cidade e não apenas de São Miguel. A rua Templeman, em Cerro Alegre, é outro ótimo endereço para contemplar as intensas cores que fazem de uma caminhada despretensiosa um passeio imperdível em Valparaíso.
A jornalista Tuka Pereira, do blog Pra Onde Vai Agora?, viajou ao Chile a convite do Serviço Nacional de Turismo do Chile.