Copa Airlines oferece stopover gratuito e conexões rápidas no Panamá
É possível transformar uma conexão no Panamá em um roteiro incrível
Já pensou conhecer dois destinos internacionais com a mesma passagem aérea? Talvez você não saiba, mas as principais companhias aéreas internacionais oferecem essa possibilidade. Esse serviço chama-se “stopover” e é disponibilizado sem (ou quase sem) custos adicionais em voos de conexão.
Em alguns casos, é possível ficar até seis noites em um determinado país antes do passageiro seguir viagem para o destino final ou na volta.
A Copa Airlines é um das empresas que oferece o “stopover”. A companhia panamenha opera atualmente seis destinos no Brasil –São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Manaus e Porto Alegre. Em breve, Florianópolis também terá voos da companhia.
A escala no Panamá pode ser incluída no itinerário de ou para qualquer um dos 85 destinos em 32 países da América Central, do Sul, do Norte e do Caribe onde a companhia panamenha opera.
Como funciona o ‘stopover’ da Copa Airlines?
O “stopover” da Copa Airlines permite fazer uma parada no Panamá no trajeto de ida ou de volta da viagem por mais de 24 horas por até 7 dias, sem custo adicional na passagem aérea.
É possível aplicar também uma segunda parada no roteiro Mas neste caso há custo adicional –US$ 250 (cerca de R$ 1.240) mais taxas.
O serviço deve ser solicitado no ato da reserva, antes de emitir os bilhetes, seja pelo site, Central de Reservas da Copa Airlines, escritórios de vendas ou agências de viagem.
O “stopover” aplica-se para todas as tarifas –exceto para as classes promocionais A e T–, reservas de grupos (+10 passageiros) realizadas através da Central de Reservas e passagens emitidas pela Copa que incluam trechos de código compartilhado ou várias companhias aéreas.
Uma vez emitida a passagem ou iniciada a viagem, o “stopover” não será gratuito e aplicará a cobrança dos custos adicionais por mudança, de acordo com a tarifa da compra (diferença de tarifa, multas, etc.).
Conexões rápidas no Panamá
Atualmente, a Copa Airlines opera mais de 70 voos semanais entre o Brasil e o Panamá. Somente para São Paulo são 38 voos por semana. As rotas são operadas por aeronaves B737-800 e B737 MAX9.
Além da grande oferta de voos para o público brasileiro, as conexões da Copa no aeroporto internacional de Tocumen, na Cidade do Panamá, são outro fator de destaque.
As conexões no “Hub das Américas”, como é chamado o aeroporto por causa de sua estratégica localização e de sua conectividade, são bem rápidas –de no máximo 1 hora, a depender do destino.
Em 2022, o aeroporto de Tocumen ganhou um novo e moderno terminal. As distâncias entre portões e terminais não são muito distantes entre si.
Recentemente voei de Copa para o México (Cancun) e para os Estados Unidos (Miami e Nova York) e o processo foi bem tranquilo. Outro ponto positivo é que não há necessidade de passar pelo controle de imigração, como acontece em alguns destinos.
Não se preocupe com as bagagens. Você não vai precisar retirá-las e despachá-las novamente. As malas vão direto para o destino final e raramente são extraviadas.
Dica de ouro: Se o seu voo é para os Estados Unidos, evite a tentação de parar e fazer compras nas inúmeras lojas. Apesar dos preços serem bem convidativos, há checagem prévia de documentos, incluindo raio-X, antes de ter acesso ao portão de embarque, o que pode ocasionar filas.
Destinos da Copa nos EUA
A malha área da Copa Airlines também é ideal para o público brasileiro com destino aos Estados Unidos.
Atualmente a companhia tem voos para 16 destinos (Atlanta, Austin, Baltimore, Boston, Chicago, Denver, Fort Lauderdale, Las Vegas, Los Angeles, Miami, New Orleans, Nova York, Orlando, San Francisco, Tampa e Washington Dulles). Em junho, a Copa passa a voar também para Raleigh, na Carolina do Norte.
De São Paulo para a Cidade do Panamá a Copa opera com uma das frotas mais novas e modernas, como Boeing 737-800 NG e Boeing 737 MAX 9.
As aeronaves contam com três diferentes classes de assentos e serviços, como Econômica, a Economy Extra (intermediária) e a Dreams Business Class (executiva disponível somente no 737 MAX 9).
Dreams dispõe de 16 assentos reclináveis (que viram camas), monitores de 16 polegadas com controle remoto e um amplo programa de entretenimento, além de tomadas, porta USB e espaços para armazenar itens pessoais.
A Economy Extra é composta por 24 assentos com maior espaço para as pernas, monitores de 10 polegadas, com entrada USB e tomadas –para maior comodidade.
*O jornalista viajou para NY a convite do New York City Tourism + Conventions e da Copa Airlines