3 destinos para férias de julho no Brasil: praia, serra e cidade

Jericoacoara, Gramado e São Paulo caem bem de acordo com o estilo escolhido para a viagem

Por: Como Viaja | Comunicar erro

As férias de julho estão chegando, que tal pensar em um destino no Brasil para aproveitar a folga do meio do ano? É bom ficar atento ao estilo de viagem que você busca e verificar se o período é indicado para ir ao lugar escolhido. Abaixo estão três sugestões para perfis diferentes.

Quem busca praia tem em Jericoacoara um destino certo pelo calor nordestino aliado ao fim da temporada de chuva nessa região cearense. Frio de serra com a combinação de fondue e chocolate? Desça no mapa até o Rio Grande do Sul. Gramado continua imbatível quando o assunto é charme no inverno brasileiro. Para se encher de energia com a pulsação de uma metrópole, São Paulo se revela uma ótima opção para férias com muita cultura (até para quem vive na cidade).

São Paulo

Museu da Imigração em São Paulo, excelente acervo para conhecer a história da cidade – Foto: Nathalia Molina @ComoViaja

Julho é a última chance de conferir as exposições sobre Tarsila do Amaral e Lina Bo Bardi no Museu de Arte de São Paulo (Masp). A pintora é uma das principais representantes do movimento modernista no Brasil, enquanto a arquiteta é autora de projetos que são a cara da cidade, como o Sesc Pompéia e o próprio Masp. Dá para conhecer a história e o legado de ambas até o dia 28. Para entender um pouco sobre São Paulo e sua formação, vale a pena visitar o Museu da Imigração, passeio barato localizado na divisa de dois bairros tradicionais, Brás e Mooca.

São Paulo oferece também programas para pais e filhos, que entretêm dos bem pequenos aos crescidinhos. Na cidade há cerca de uma centena de parques públicos, com trilhas para caminhadas, quadras poliesportivas, ciclovias e áreas para piqueniques, com destaque para o Ibirapuera. O mais urbano dos parques paulistanos abriga ainda espaços culturais, entre eles o Museu de Arte Moderna (MAM) e o Museu Afro Brasil. Há também o Planetário do Ibirapuera, uma de nossas 10 dicas de passeio com criança em São Paulo.

5 DICAS PARA VIAJAR DE CARRO COM CRIANÇAS

Gramado

Snowland/Divulgação
Crédito: Giuliano CecattoParque tem atividades na neve em Gramado

A Serra Gaúcha é um dos destinos mais visitados do país, responsável por atrair multidões para seu tradicional Natal Luz Gramado — na última edição, 2,3 milhões de pessoas foram conferir a festa. Mas é em julho que a cidade mostra sua principal vocação: o turismo de inverno. Quem opta por conhecer Gramado na alta temporada do meio do ano encara baixas temperaturas — com geadas, mas sem neve. Ainda assim dá para ver espetáculos de patinação no gelo e até esquiar, no parque Snowland. Ou visitar atrações clássicas como o Minimundo e o Gramado Zoo.

Entre hospedagens tradicionais e hotéis-boutique, procure ficar perto da Borges de Medeiros, charmosa avenida onde se concentra o circuito de lojas, cafés e restaurantes de Gramado. Em julho, o clima alpino convida ao ritual: saborear uma fondue com taça de vinho, beber chocolate quente e curtir o aconchego próximo à lareira.

Jericoacoara

Divulgação/Secretaria de Turismo do Ceará´
Em Jeri, sol se põe no meio da Pedra Furada em julho

Com um mar convidativo, tanto pela temperatura quanto pela beleza, Jericoacoara é um bom destino de praia em julho no Brasil. No topo do mapa, a praia cearense em geral tem o início do seu período de estiagem no meio do ano. Julho também é o mês em que o sol se põe bem no buraco da Pedra Furada, um dos cartões-postais locais. Esse momento do dia também é o ápice de outra famosa atração de Jeri: a Duna do Pôr do Sol. Do alto dela, todo fim de tarde a vila vê o sol mergulhar no mar no horizonte.

O que fazer em Jericoacoara tem na lista ainda um passeio de buggy para passar o dia entre a Lagoa Azul e a Lagoa do Paraíso, lugar daquelas fotos com redes em águas claras. De fato, é uma única lagoa, a de Jijoca, mas ganha nomes diferentes conforme o trecho. À noite, a pedida é curtir um barzinho ou dançar forró, antes de passar na Santo Antônio, padaria que abre às 2 horas da manhã para matar a fome dos baladeiros. O aeroporto, inaugurado no meio de 2017, facilitou o acesso aéreo ao destino.

Autor: Como Viaja

Nathalia Molina e Fernando Victorino escrevem o Como Viaja, com dicas de viagem e destinos. Jornalistas, os dois adoram conhecer culturas, hotéis e gastronomia. Na montanha, na praia ou na cidade. Sozinhos, a dois ou com o filho, Joaquim. Veja mais em comoviaja.com.br e @ComoViaja nas redes sociais

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Como Viaja da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
01:45
Visitamos uma fantástica fábrica de chocolate
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
01:20
Karol Conka indica 2 lugares incríveis para conhecer em Curitiba
Convidada pelo Colaí Indica para falar sobre os seus rolês favoritos em Curitiba, cidade natal da rapper, Karol Conka mostrou …
5
03:31
Conheça o Embalse El Yeso, na Cordilheira dos Andes
Perfeito tanto para quem passará várias dias em Santiago, ou até mesmo para quem terá uma passagem breve pela cidade, …
6
02:49
A lama de Brumadinho respinga no governo do Bolsonaro
7
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
8
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …