10 destinos no Brasil para quem ama chocolate
A Páscoa já está quase aí e com ela aumenta aquela vontade incontrolável de se deliciar com muitos bombons, ovos e outras guloseimas de chocolate, não é mesmo? E se o plano é viajar no feriado, nada melhor que unir as duas coisas.
Com ajuda do pessoal do Hurb, listamos 10 destinos no Brasil que oferecem atrações turísticas para os chocólatras.
10 destinos no Brasil para quem ama chocolate
São Paulo
No estado, o chocolate é o carro-chefe de três cidades –Campos do Jordão, Itapevi e Caçapava. As duas primeiras abrigam fábricas da Cacau Show, enquanto a última, da Nestlé.
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
Na região da Grande São Paulo, uma loja chama atenção de quem passa pela rodovia Castello Branco. A mega store da Cacau Show em Itapevi ocupa aproximadamente 2 mil m², se destacando, além do seu tamanho, pelo mural do grafiteiro Kobra. Com o espaço para mil visitantes, a marca desenvolveu um ponto turístico, que tem até parque de diversões e produtos exclusivos.
O processo de fabricação do chocolate é mostrado em uma vitrine, e completam o espaço uma cafeteria e uma gelateria, que vendem também brindes como pelúcias. Responsável pelo Instituto Cacau Show, que oferece atividades gratuitas para crianças e adolescentes na mesma cidade, a empresa doa todo o lucro dessa loja para a iniciativa.
Já a fábrica da marca fica em outra cidade, ainda mais conhecida pelo chocolate: Campos do Jordão. Várias produtoras locais atraem turistas para a região e, com festivais voltados para esse produto, seu clima a torna perfeita para passear com um chocolate quente em mãos.
Na cidade, o Castelo Nacional Inn tem até cinema próprio para receber os visitantes.
No Vale do Paraíba, Caçapava abriga a fábrica brasileira da Nestlé. Para garantir a visita ao local, é necessário agendar o passeio, além de seguir regras como usar sapatos fechados e sem saltos. Para os interessados em conhecer a fábrica da multinacional, a hospedagem no Summit Granvale Hotel é a sugestão.
Rio de Janeiro
Penedo, distrito de Itatiaia, no Sul fluminense, é um verdadeiro paraíso para chocólatras. Encravada aos pés da Serra da Mantiqueira, o vilarejo conta com fábricas e lojas de chocolate artesanal que oferecem passeios para acompanhar a produção da iguaria.
Para se hospedar em Penedo, a dica é o Hotel Terras da Finlândia, onde os quartos contam com banheiras de hidromassagem para relaxar nas temperaturas amenas.
Outro destino no Rio de Janeiro para quem ama chocolate é Petrópolis. A cidade abriga a fábrica de chocolates brasileira Katz, originada a partir de imigrantes alemães, desde 1953. Além dos chocolates, a loja funciona como uma cafeteria, explorando o ingrediente principal em outros preparos, como bebidas e alimentos.
Construído a cerca de 100 anos, o Castelo de Itaipava foi projetado para reproduzir a aparência de uma construção medieval, mas seus hóspedes podem desfrutar de sauna, piscinas e hidromassagem.
Bahia
Outro local que reúne as características climáticas e do solo necessárias para o plantio do cacau é Ilhéus. Ao visitar a cidade, vale conhecer algumas das fazendas produtoras do fruto, além da primeira fábrica artesanal do Nordeste –Chocolate Caseiro Ilhéus.
O destino oferece ainda experiências que vão além da produção e degustação. É o caso da hidratação facial à base de chocolate e do circuito de corrida Cacau Running, idealizado para manter viva a cultura local cacaueira. No Resort Tororomba, na praia de Cana Brava, a estrutura de lazer e pensão completa para alimentação tornam a estadia livre de qualquer preocupação.
Minas Gerais
No sul de Minas, Monte Verde entra na lista graças à Gressoney, marca mais antiga da cidade, fundada em 1978. A visita também é uma boa pedida para os dias mais frios, já que o destaque fica para chocolate quente e fondue. O clima romântico fica completo nos chalés com lareira e vista das montanhas da Pousada Cantinho das Estrelas.
Rio Grande do Sul
Não podia faltar na lista Gramado e Canela, na Serra Gaúcha. As duas cidade são opções para os chocólatras de plantão. Sede de fábricas como Prawer, Caracol, Planalto, Lugano e Florybal, Gramado chegou a receber o título de capital do chocolate brasileira.
Para revelar mais detalhes sobre a produção, ingredientes usados e o trabalho dos colaboradores, algumas delas oferecem passeios. Na Caracol, o Reino de Chocolate narra esse processo de forma mais lúdica. Já a Lugano investiu em um parque temático –o único da América Latina– com mais de 200 peças feitas a partir do doce, que inclui até uma réplica da Torre Eiffel inteiramente de chocolate, com 4 metros de altura e 800 quilos.
A dica de hospedagem na em Gramado é o Sky Palace Hotel, com seus 12 mil m² de área verde. Considerando a curta distância para a cidade vizinha, é possível chegar a Canela em menos de 30 minutos.
Espírito Santo
Endereço da sede da fábrica da Garoto, Vila Velha não poderia ficar de fora entre os destinos do chocolate. A marca é responsável por três espaços abertos à visitação em seu complexo industrial. No Museu do Chocolate, toda a história de sua criação é contada.
Já na fábrica, o visitante acompanha a produção das delícias na Chocotour, enquanto a loja vende caixas personalizáveis de bombons e outros itens temáticos.
De frente para a praia de Itaparica e na principal via de acesso à cidade –a Rodovia do Sol–, o Tulip Inn Vila Velha é o hotel indicado para quem visita a cidade.