Dia do Champagne: Uma viagem refrescante pela marca nº 1 da França

Qualquer bebida produzida com as mesmas uvas e técnica, mas em outra região do mundo, terá de usar outro nome

22/10/2020 13:09

Tem diversos sons que nos trazem alegria, mas nada se compara ao estouro de uma garrafa de champagne, associado sempre a momentos de celebração -mesmo que seja só uma descontração de um sábado à noite em família.

A bebida, associada a sofisticação e luxo, é cercada de muitas curiosidades, como por exemplo, se tratar de um vinho espumante.

champagne

“Enquanto todo champagne é espumante, nem todo espumante é champagne. Isso porque em 1927, a região de Champagne ganhou o título de Denominação de Origem Controlada”, explica Jessica Marinzeck, sommelière da Evino.

“Desta forma, apenas os vinhos feitos de uvas cultivadas dentro desta região, respeitando os métodos de produção, podem ser chamados de Champagne”, afirma.


#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?


Qualquer bebida produzida com as mesmas uvas e técnica, mas em outra região do mundo, terá de usar outro nome. Além disso, os espumantes passam por uma segunda fermentação, que pode acontecer em tanques de aço inox ou na própria garrafa. Na região de Champagne, a segunda fermentação ocorre obrigatoriamente em garrafa.

Para celebrar o Dia do Champagne, que celebrado nesta sexta-feira, 23, selecionamostrês rótulos imperdíveis produzidos pela Nicolas Feuillate, considerada a marca de champagne nº 1 na França, para você experimentar e se refrescar durante o calor.

Champagne Nicolas Feuillatte Brut

Este rótulo nos mostra o porquê de Nicolas Feuillatte ser a marca de champagne nº 1 na França. Vencedor de diversas medalhas, como a Medalha de ouro no Vinalies Internationales 2010, o vinho possui aroma intenso de flor e frutas, como pêra madura e frutas cítricas doces, e notas de pão tostado.

O Nicolas Feuillatte Brut é um champagne de paladar delicado e elegante, com textura cremosa e sabor frutado, que conquistou a crítica especializada. Para harmonizar, a sommelière indica queijos meia cura, culinária asiática e sobremesas com cremes.

Champagne Nicolas Feuillatte Brut Réserve Exclusive

“Réserve Exclusive Brut expressa a singularidade de Champagne com perfeição através de goles leves, frescos e vibrantes”, diz Jessica. Também vencedor de várias medalhas, este vinho tem 90 pontos Decanter World Wine Challenge 2017 e Medalha de prata Vinalies Internationales 2018, entre outras.

Os anos em sur lie, processo de maturação que consiste na fermentação do líquido em contato com suas próprias borras, agregaram uma complexidade atraente à bebida, que encanta com aromas de pêra madura e damasco. Seu sabor vibrante de fruta e final longo e complexo, unidos a uma versatilidade única do Réserve Exclusive Brut, faz com que este champagne seja ideal para acompanhar tanto aperitivos quanto um jantar especial.

Champagne Nicolas Feuillatte Réserve Exclusive Rosé

Detentor de 91 pontos Wine Spectator e Medalha de Ouro e Melhor da Categoria no Sunset International Wine Competition 2017, entre muitos outros reconhecimentos, o Réserve Exclusive Rosé leva às taças toda a delicadeza e elegância da denominação de Champagne.

“Sua perlage intensa, bolhas delicadas e estrutura elegante, características adquiridas com anos de sur lie, vão deixar o gostinho do verão de Champagne no seu paladar”, afirma Jessica. Com notas de frutas silvestres e sabor de frutas vermelhas, como groselha e mirtilo, e estrutura refinada é ideal para acompanhar carnes brancas.