Dicas e ferramentas para planejar sua tão sonhada viagem
Não vê a hora de poder viajar em segurança novamente?
Você também não vê a hora de voltar a viajar? Depois de mais de um ano “isolados” por conta da pandemia, uma luz no fim do túnel começa a aparecer com a vacinação contra covid-19.
No entanto, viajar ainda não é recomendado pelas autoridades de saúde por conta do alto números de casos do novo coronavírus, principalmente no Brasil. Sem contar que muitos países seguem com suas fronteiras fechadas a brasileiros.
Uma coisa é certa: as viagens no pós-pandemia não serão mais como antigamente. Pesquisas têm apontando que destinos que oferecem maior contato com a natureza estão em alta, assim como as viagens para lugares mais próximos.
- João Pessoa: 3 praias imperdíveis para colocar no seu roteiro
- A partir de quantos anos pode viajar sozinho? Confira as regras
- Brasileiro precisa de visto para viajar para Cancún? Veja as novas regras
- 3 lugares para viajar em fevereiro e aproveitar o verão gastando pouco
#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?
Mas para que tudo dê certo e sua tão sonhada viagem pós-pandemia não seja um pesadelo, o planejamento é a chave. Afinal, depois de um longo período de “isolamento” só queremos relaxar.
Confira abaixo algumas dicas para ajudar no planejamento de sua viagem:
A escolha do destino
O primeiro passo é saber se o destino escolhido tem alguma restrição a viagens de lazer. Se a sua ideia é fazer uma viagem internacional, a dica é consultar o mapa Restrições de Viagem, da plataforma Kayak, que é atualizado constantemente com as informações de destinos com restrições de entrada.
O uso da ferramenta é bem simples e intuitivo. Em vermelho estão sinalizados os países com algum tipo de restrição (clique no mapa para saber quais são) ao turismo. Já em verde, aqueles cujas regras estão mais flexíveis já permite a entrada de viajantes.
Agora se a viagem for para alguma cidade brasileira, o site Viaje na Viagem tem informações sobre a situação do coronavírus em mais de 100 destinos espalhados pelo país.
Viagens de avião
Num primeiro momento, as viagens para destinos próximos às grandes capitais e de carro são as mais recomendadas. Mas se o plano for viajar de avião, é bom ficar atento com uma série de medidas adotadas pelas companhias aéreas, como check-in eletrônico e uso de máscaras durante todo o voo, por exemplo.
O Kayak tem um guia com os protocolos de saúde e segurança adotados por diversas empresas aéreas que podem ser consultados antes de fazer a reserva.
O Kayak também oferece uma série de filtros que ajudam a escolher voos com datas flexíveis, aquele que não cobram taxas para remarcação da viagem, além dos preços mais baratos.
Pacotes, passeios e hotéis
Ao comprar um pacote de viagem, ingressos ou reservar um hotel, dê preferencia para aqueles que ofereçam cancelamento grátis ou a possibilidade de remarcação caso você não possa viajar na data escolhida.
Opte por se hospedar num hotel, já que as grandes redes têm protocolos rígidos de higienização e segurança.
Seguro viagem
A contratação de um seguro viagem é mais que recomendada, mesmo para viagens pelo país. Dê prioridade para os planos com coberturas mais abrangentes.
Mas antes de contratar um seguro viagem, verifique as coberturas oferecidas pelo plano escolhido. Alguns cartões de crédito já oferecem este tipo de serviço a seus clientes. Consulte sua operadora antes de fechar o negócio.