Dicas para planejar uma viagem pelo Sudeste Asiático

Confira uma lista com tudo que o viajante deve saber antes de ir para a região

01/05/2019 16:53 / Atualizado em 05/05/2020 12:28

O Sudeste Asiático é um destino de viagem inesquecível, que promete experiências únicas, fotos deslumbrantes e momentos muito especiais.

Vista do tempo budista de Borobudur, na Indonésia
Vista do tempo budista de Borobudur, na Indonésia - Valery Bocman/iStock

Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Cingapura, Tailândia e Vietnã atraem visitantes com suas belas paisagens tropicais, que incluem praias paradisíacas e muito verde, além de sua rica cultura, que vai desde os incríveis templos até sua gastronomia intensa.

Os destinos do Sudeste Asiático têm clima, estilo de vida e cultura muito diferentes dos nossos, e para que a viagem corra bem, o ideal é se planejar.

Cachoeira na Tailândia
Cachoeira na Tailândia - Divulgação/Turismo da Thailand

Consultamos o pessoal da Abreu para listar algumas dicas para ajudar quem está querendo cruzar o mundo até lá.

1 – Fique de olho no calendário

O clima do Sudeste Asiático é muito afetado pelas monções, ventos sazonais que causam chuvas muito intensas em determinadas épocas do ano, além de fenômenos mais perigosos, como tufões. Pesquise sobre as monções e tenha em mente que seu comportamento não é tão simples, pois elas afetam cada país em épocas diferentes.

2 – Tire férias longas

Se você quer viajar para a Ásia, esta é uma boa oportunidade para tirar todos os dias de férias que você tiver direito e se esbaldar. Os destinos são apaixonantes e tão diferentes do que conhecemos que é triste dizer adeus. Por isso, aproveite o máximo que puder.

O templo de Prambanan é um Patrimônio da UNESCO e um dos mais belos templos do Sudeste Asiático
O templo de Prambanan é um Patrimônio da UNESCO e um dos mais belos templos do Sudeste Asiático - Divulgação/Indonesia Tourism

3 – Pesquise sobre os documentos necessários e vistos

Diferente da Europa e dos países do Mercosul, que possuem regras padronizadas para viajantes brasileiros, cada país asiático trata deste assunto de maneira diferente. Por isso, após escolher seus destinos, verifique quais documentos serão necessários e confira se é preciso solicitar um visto com antecedência para algum deles.

4 – É possível conseguir passagens a um bom preço

Por ser uma região distante, as passagens aéreas podem sair muito caras. A Abreu recomenda ser persistente e pesquisar muito. Companhias aéreas realizam promoções regularmente e você pode conseguir ótimos preços.

5 – Atente-se ao tempo das conexões

Não presuma que a locomoção pelas cidades asiáticas é simples. Se planejar desembarcar de um voo e pegar um ônibus ou barco, pesquise bem quanto tempo o percurso leva para não acabar perdendo o horário.

Mulheres cm roupas típicas em templo na Indonésia
Mulheres cm roupas típicas em templo na Indonésia - Divulgação/Indonesia Tourism

6 – Use bem o seu dinheiro

O câmbio favorece os brasileiros nessas viagens, e algumas coisas podem ser muito baratas. Por que não aproveitar a oportunidade para ficar num resort incrível pagando mais barato que em outros lugares do mundo?

7 – Contrate um seguro viagem

Útil em qualquer viagem, o seguro pode ser essencial em uma ida ao Sudeste Asiático, uma vez que o clima e a alimentação podem ser bem diferentes do que estamos acostumados. O mais importante, no entanto, é que em alguns lugares o inglês não é tão comum, e até uma ida ao médico pode ser complicada. Por isso, é excelente poder contar com o apoio de uma boa assistência.

8 – Escolha bem as suas roupas

Ao ouvir clima tropical e praias paradisíacas, você pode querer encher sua mala de roupas de banho e shorts curtos. Mas a Abreu lembra que, se for visitar templos, você precisará estar vestido apropriadamente. Além disso, países como Malásia e Indonésia são predominantemente muçulmanos, exigindo em algumas situações trajes menos despojados.

Vista do templo de Borobudur, considerado o maior templo budista do mundo
Vista do templo de Borobudur, considerado o maior templo budista do mundo - Divulgação/Indonesia Tourism

9 – Aproveite para ter novas experiências

Conhecer lugares novos é incrível, mas é melhor ainda se você sai da sua zona de conforto. Experimente comidas típicas, tente fazer uma atividade diferente, converse com pessoas novas e, no final da viagem, você já vai estar se sentindo como um local!

10 – Use uma agência de viagem

Se não conseguir pensar em todos esses detalhes, contrate uma agência de viagens para te ajudar. A Abreu tem especialistas que já montaram inúmeros roteiros para o Sudeste Asiático e sabem como planejar a viagem ideal.