Dinamarca: 24 horas bem aproveitadas em Copenhague

Em parceria com LiviajanteOficial
07/06/2018 16:58 / Atualizado em 05/05/2020 10:47

Sempre tive vontade de conhecer a terra do segundo parque de diversões mais antigo do mundo, Copenhague.E da conhecidíssima Pequena Sereia, a história de um amor impossível.

Estátua da pequena sereia
Estátua da pequena sereia

A escultura representa a famosa personagem de um dos contos de Hans Christien Andersen, o mais famoso escritor dinamarquês e que ficou imortalizados pelos contos infantis, dentre eles: “A Pequena Sereia”, “O Soldadinho de Chumbo” e “O patinho Feio”. No conto de Andersen, a “Pequena Sereia” abandona o mar ao se apaixonar por um príncipe. Acho que vocês conhecem, né? Pois é, Ela está sentada sobre uma pedra de granito no bairro do antigo porto de Nyhavn.

Involuntariamente, a Pequena Sereia tornou-se uma das atrações mais populares de Copenhague – diariamente dezenas de visitantes vêm tirar fotos com a estátua. A escultura é muito pequena e não tem muita importância artística, mas os turistas adoram… Ainda bem que eu já tinha procurado na internet, se não ficaria decepcionada. A obra de 1,25 metros foi inaugurada em agosto de 1913 e correspondia à tendência da época em Copenhague de decorar os parques e ruas da cidade com esculturas de personagens clássicos e históricos.

Um dos passeios mais recomendados na capital dinamarquesa, a Torre Redonda, ou para eles a Rundetårn. Há uma vista panorâmica de quase toda a cidade, principalmente do centro antigo. E é também atração turística, servindo como um deck de observação, localizado a 34,8 metros de altura, onde é possível ter uma vista 360º.

A torre é do século 17 e é bem fácil de ser encontrada, foi um dos projetos arquitetônicos do então rei Christian IV e projetada pra ser um observatório astronômico. E mesmo não tendo elevador subir é bem tranquilo.

Roteiro detalhado

Roteiro detalhado do que ver em Copenhague com basicamente 24 horas disponíveis.

Caso você tenha mais tempo disponível, há algumas opções extras.

Para ver de dia

Torre Redonda Rundetaarn: é a torre mais alta e mais antiga da cidade e dá para subir.

Castelo Rosenborg Slot: esse castelo foi construído por Christian IV em 1606 parar ser residência de verão da família real.

Castelo Rosenborg Slot
Castelo Rosenborg Slot

Estátua da pequena sereia: construída em 1913 inspirada no conto de  Hans Christian Andersen.

Igreja Marmokirken ou Frederiks Kirke: é uma igreja imensa toda de mármore por fora e com murais lindos por dentro.

Palácio Amalienborg: na verdade o palácio é constituído por 4 prédios ao redor de uma praça onde às 11:30 da manhã acontece a troca da guarda.

Nyhavn: é o novo porto da cidade com prédio de fachadas coloridas e o lugar com a maior concentração de turistas da cidade. Antigamente servia de porto internacional para descarga de produtos que abasteciam a cidade.

Vista do porto de Nyhavn
Vista do porto de Nyhavn

Para ver a noite

Praça Kogens Nytorv: Também conhecida como King`s Square é a maior praça e a mais visitada da cidade.

Nyhavn: é o novo porto da cidade com prédio de fachadas coloridas e o lugar com a maior concentração de turistas da cidade. Antigamente servia de porto internacional para descarga de produtos que abasteciam a cidade.

Orla Larsen Plads: é a orla da cidade de onde se tem uma vista muito bonita de um lado para o outro da cidade. É bem fácil de cruzar a partir do Nyhavn por uma ponte retrátil que fecha para barcos passarem.

Avenida Stroget: é a rua de compras da cidade, bastante longa e toda exclusiva para pedestres.

Avenida Stroget
Avenida Stroget

Palácio Christiansborg: é a sede do parlamento dinamarquês.

Jardim Tivoli: o parque de diversões mais antigo do mundo com um jardim lindíssimo.

Tivoli, o parque de diversões mais antigo do mundo
Tivoli, o parque de diversões mais antigo do mundo

Dicas adicionais

Filarmônica Frederiksstaden: um prédio muito moderno para a sua época que fica em frente ao Palácio Amelienborg.

A cidade livre Christiania: uma ex-comunidade hippie que hoje é livre literalmente. Faz-se de tudo por lá, mesmo com policiamento. Evite fotografar.

Igreja Vor Frelsers Kirke: é uma igreja também conhecida como ChurcH of Our Saviour em estilo barroco que tem como característica a cúpula ser um espiral.

Kobenhavns Radhus: é a prefeitura da cidade também conhecida como Copenhagen City Hall.

Praça Gammeltorv: também conhecida como Praça Vermelha, ela fica no meio de uma ciclovia pouco antes do Nyhavn, onde antigamente acontecia o mercado da cidade.