Diversão na neve: dicas de viagem no Circuito Andino

21/05/2018 15:54 / Atualizado em 05/05/2020 10:37

A região dos Lagos Andinos é fascinante: natureza exuberante numa cadeia de vulcões ladeada por densa vegetação e cidadezinhas acolhedoras. O Circuito Andino engloba as cidades de Santiago, Bariloche e Buenos Aires, recebendo muitos viajantes durante o inverno.

As crianças se divertem na neve
As crianças se divertem na neve

Antes de ir, confira algumas dicas:

  • O uso de óculos escuros é essencial até para as crianças, pois a claridade da montanha e a incidência de raios solares UVA-UVB é intensa.
  • Creme para as mãos, protetor solar para o rosto, porque o frio é muito seco por lá. Leve também manteiga de cacau para os lábios não ferirem pois os lábios acabam rachando devido ao frio intenso.
  • Roupas: leve roupas normais de inverno para caminhar na cidade, sair para jantar, enfim, sair pela cidade: vá de botas de couro, calça jeans, suéteres, sobretudo, casacos de couro, jaquetas de pluma, cachecol, luvas, gorro, peças internas térmicas, moletom, etc.
  • Roupas impermeáveis de inverno são imprescindíveis para os passeios na neve, portanto, não se esqueça de alugar uma roupa especial, que vai te protegerá do frio e da umidade (o ideal é que resista a 4000mm ou mais). Atenção também aos calçados, invista em botas de couro, com solados de borracha, preferencialmente impermeáveis.

No Chile, as estações são bem definidas, a natureza se transforma através delas. No inverno seu encanto parece ainda maior em lugares perfeitos para curtir sozinho, a dois em família ou mesmo um mochilão, por exemplo.

Há uma ampla oferta de serviços e atrações artísticas ideais para curtir o inverno. Nossa viagem começa pela linda Santiago.

Santiago

Visão geral do complexo hoteleiro do Valle Nevado
Visão geral do complexo hoteleiro do Valle Nevado

Santiago é muito procurada para fazer compras e esquiar. A temporada de neve acontece de Junho a setembro, mas tem belos parques e atividades que podem ser aproveitadas o ano inteiro:

  • Em Santiago com as crianças? a Kidzânia, no Parque Arauco (Las Condes) é um dos maiores parques em Santiago. Um parque temático educativo ideal para crianças de 5 a 10 anos. As atividades incluem teatro como forma de sensibilização, no qual as crianças podem interpretar mais de 100 papeis diferentes (fotógrafo, chef de cozinha, médico, piloto de avião, enfermeiro, etc), ou seja, uma cidade escola, onde as crianças podem ser o que elas quiserem;
  • As torres del Paine é a oitava maravilha do mundo moderno, na qual você poderá contemplar o Glaciar ou geleira Grey, o Cuernos del Paine, parece flutuar sobre o mar, na base de las Torres, com as surpreendentes cores do Outono – paisagem surpreendente. Um detalhe é que o Chile tem a maior concentração de vulcões no mundo sendo que 90 estão em atividade.
  • Um passeio pelas margens da cordilheira nevada é um dos passeios de aventura mais significativos de Santiago, por causa de sua exuberância;
  • Em Puerto Varas, conheça o Vulcão Osorno: uma aventura e tanto. Vale um hiking para os mais aventureiros numa caminhada pesada até o vulcão; Contemple condores e passarinhos locais, muito diferentes da nossa fauna;
  • Também conheça o Vulcão San José e o Baño Colina, as piscinas naturais das thermas do Baño Colina são aquecidas naturalmente pela atividade vulcânica – as águas das piscinas mais altas chegam a agradáveis 40°, não se esqueça de passar lama verde pelo corpo, um tratamento de beleza natural, revigorante.

Estações de esqui     

  • São quatro estações nos arredores de Santiago: Farellones, El Colorado, La Parva e Valle Nevado.
  • Em Farellones todos se divertem muito no Snowboard, trenó, tirolesa, teleférico, snowtubing.
  • Em El Colorado você encontra pistas de esqui para iniciantes e cursinhos para quem não sabe esquiar;
  • Já no Valle Nevado você encontra um circuito muito badalado, um grande resort de neve, com 41 pistas de esqui – aulas de esqui para iniciantes e crianças, conduzidas por monitores ou as crianças podem ficar com monitores realizando outras atividades enquanto os adultos se divertem com outras atividades igualmente empolgantes. Um destino inigualável;

Bariloche

Bariloche, a estação de esqui mais tradicional da América do Sul
Bariloche, a estação de esqui mais tradicional da América do Sul

Bariloche é um lugar charmoso com muitas alternativas de diversão para toda família!

  • Conheça o famoso Cerro Otto, que tem uma confeitaria giratória no topo, uma atração muito procurada por lá. Normalmente quando chove na cidade, está nevando na montanha – esses são os melhores dias para visitar;
  • Viajar de barco para a Ilha Huemul, o que não é tão longe como Victoria Island, mas é muito divertido!
  • Conhecer o Museu do Chocolate Fenoglio, as chocolaterias Rapa Nui, Benroth, Mamuschka Frantom e Tante Frida, além dos deliciosos alfajores – nessas fábricas costumam ter oficinas de chocolate artesanal e degustações.
  • Bar do Gelo – O ice bar tem cerca de 40.000 quilos de gelo, com dois palcos, um iglu, mesas e bancos e paredes de gelo. O tempo médio de visitação ao bar de gelo é de 25 minutos;
  • O Centro de Esqui Nórdico é uma atração que diverte toda família. Você não precisa subir e descer pelos teleféricos e tem aulas para quem quer muito esquiar mas nunca o fez antes!
  • Brincar na neve – diversão garantida – aposte no esquibunda do Espaco Neumeyer que também oferece caminhada com raquetes.
  • Cerro Catedral, a maior estação de ski da América Latina, em sua base, há diversos lugares para alugar roupas de neve. Lá é possível fazer aulas semi- exclusivas de esqui, para um mínimo de 4 pessoas e adultos e crianças que aprendem e praticam juntos. Se são 3 ou menos os integrantes da família, a aula privada é o mais indicado. Para fazer as aulas coletivas de esqui ou snowboard no Cerro Catedral, a idade mínima é 12 anos, mas são apenas noções.

    Por lá existem várias escolinhas de esqui onde os pais deixam seus filhos, o dia todo (almoço e lanches inclusos) enquanto se divertem por outros lugares. Há também outras atividades incríveis como o Snowtubing (boias de neve), bicicleta de neve, kids club, teleféricos, lojinhas, restaurantes e confeitarias; ­

Buenos Aires

A famosa rua Caminito, no bairro La Boca
A famosa rua Caminito, no bairro La Boca - Getty Images

Buenos Aires é a capital mais europeia da América Latina. Sejam as construções, sejam os parques e mostras culturais, tangos e boleros embalam as noites e tardes ensolaradas – tudo para uma viagem romântica ou mesmo uma lua de mel. Todavia em Buenos Aires encontramos uma série de atrações perfeitas para levar as crianças de todas as idades para se divertirem muito.

  • O Museu Argentino de Ciências Naturais, no Parque Centenário, é uma obrigação para reviver o fascinante mundo dos dinossauros;
  • Nos Bosques de Palermo, na área do Parque Tres de Febrero, são oferecidos todos os tipos de atrações ao ar livre. Uma área perfeita para andar de bicicleta, andar de skate e se divertir com um passeio de barco;
  • Também há o belíssimo Rosedal de Palermo com uma coleção de 18.000 rosas, lindo para fotografar;
  • Ver um espetáculo de música clássica no Teatro Colón, uma das mais belas construções argentinas;
  • À noite sinta a emoção de um incrível show de tango. Modernos espetáculos de tango – música e dança em prazeres únicos;
  • La Bombonera – Os aficionados por futebol vão adorar conhecer o estádio do clube Boca Juniors;
  • Casa Rosada – sede da presidência da República Argentina. Sobreviveu a uma ditadura militar e hoje é símbolo da resistência argentina.