Em Seychelles, peixe gigante que caça pássaros é atração

Em parceria com Viramundo e Mundovirado
19/11/2018 09:51 / Atualizado em 05/05/2020 12:10

O arquipélago de Seychelles, no oceano Indico, formado por 115 ilhas, faz das paisagens um elogio à natureza. Mas em determinado momento algumas delas, no litoral, podem se transformar em verdadeiro cenário de Halloween.

Um xaréu gigante capturando uma gaivota no mar de Seychelles
Um xaréu gigante capturando uma gaivota no mar de Seychelles - crédito youtube

Imagine uma cena bucólica, entre tantas, em Seychelles: sob um céu sem nuvens onde  corre uma brisa quente, porém agradável, mar calmo e cristalino no qual sobressaem várias tonalidades de verde e é ponto de encontro para algaravia das gaivotas. De repente surge na superfície a bocarra de um peixe que salta quase dois metros e pega em pleno voo um desses pássaros. Fake News ou Fato?

O Caranx ignobolis (xaréu gigante)
O Caranx ignobolis (xaréu gigante) - crédito: flick.com

Se não fosse a BBC, pelo programa “Blue Planet II”, se convencer que não era boato o que pescadores das ilhas relatavam há tempos, e conseguir filmar pela primeira vez  esses peixes gigantes literalmente saltando da água para engolir as aves marinhas enquanto elas voam pela superfície do oceano, isso continuaria ser fake news. Trata-se do xaréu gigante (Caranx ignobilis) peixe que tem mais de um metro de comprimento e pesa ao redor de 50 kg.

Praia de Beau Mallon, em Mahé
Praia de Beau Mallon, em Mahé - crédito: Georgina Cottage

Com toda essa realidade, acabo acreditando nas palavras de um fotógrafo da BBC: apenas espere alguns milhões de anos até que estes motherf ….. evoluam e comecem a roubar aviões do ar.

Praia Anse, em Seychelles
Praia Anse, em Seychelles - Seychelles Tourism

Seychelles é uma espécie de parque temático para aqueles que tem interesse em natureza no seu estado mais prístino, principalmente para mergulhadores e aventureiros que estão atrás da diversidade e riqueza cultural, paisagens marítimas impactantes, gastronomia rica e variada e muitas histórias para contar, algumas delas com características de fake news.

Por Heitor e Silvia Reali, do Viramundo e Mundovirado