Enoturismo pertinho de SP: Conheça a Rota do Vinho em São Roque
Saiba mais sobre a região para planejar sua ida com segurança
Quem gosta de vinho já deve ter ouvido falar sobre a famosa Rota do Vinho em São Roque, também conhecida como Roteiro do Vinho. Isso porque a Estância Turística no interior de São Paulo é uma das regiões produtoras de vinhos do Brasil, abrigando inúmeras vinícolas e adegas.
A história dos vinhos em São Roque começou no século 17, desde a fundação do município. Seu fundador, Pedro Vaz de Barros, popularmente conhecido por Vaz Guaçu, o Grande, passou a cultivar trigo e uva com indígenas da região às margens dos ribeirões Aracaí e Carambeí.
Posteriormente, imigrantes italianos e portugueses chegaram à cidade e criaram seus vinhedos, instalando vinícolas na região. Com esses dois grandes acontecimentos, São Roque se tornou a Terra do Vinho paulista.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
O que fazer na Rota do Vinho?
Localizada a cerca de 60 quilômetros da capital paulista, a Rota do Vinho é composta por mais de 30 estabelecimentos em meio às belezas preservadas da natureza, desde dezenas de vinícolas, como a Vinícola Góes, Canguera, XV de Novembro, Sorocamirim, entre outras, até restaurantes e espaços de lazer.
Ideal para ir de carro, a Rota do Vinho possui 10 quilômetros de extensão e é formada por três vias: a Rodovia Quintino de Lima, a Estrada do Vinho e a Estrada dos Venâncios.
Ao longo do seu percurso, é possível conhecer as vinícolas e degustar vinhos, bem como colher uvas, saber mais sobre a história dos vinhos e se deliciar com restaurantes que possuem pratos estratégicos para harmonizar com a bebida. Além disso, também é possível visitar produções de alcachofras e demais hortaliças que se desenvolvem muito bem na região devido seu clima serrano.
Muito além de vinícolas e adegas
A região conta também com pousadas, fazendas, pesqueiros e ranchos. Logo, quem pretende estender a estadia na cidade, encontrará uma variedade de hospedarias.
Além de conhecer vinícolas e adegas, e entender mais sobre a história dos vinhos, a Rota do Vinho em São Roque possui uma variedade de estabelecimentos para conhecer. Restaurantes, como a Quinta do Olivardo e a Vila Don Patto, cervejaria, como a Cervejaria e Destilaria Stoliskoff, pousadas e pesqueiros, como o Centro de Pesca Taquari, que é praticamente um complexo de lazer, e a Fazenda Angolana, um ambiente com zoológico e brincadeiras para toda a família.
“É o destino ideal para quem quer praticar enoturismo próximo a São Paulo. Além disso, é um excelente complemento para quem pretende fazer um curso de vinho em SP, pois é possível conferir na prática como é feito o cultivo das uvas e produção dos vinhos”, destaca Eric Ferreira, fundador da Del Vino Wine Club escola que promove cursos de vinho e organiza confrarias.