EUA prorrogam isenção de entrevista para renovação de visto
Com isso, para renovar a documentação, basta preencher os documentos solicitados e efetuar o pagamento da taxa
Boa notícia para quem pretende viajar para os Estados Unidos e precisa renovar o visto americano. O Departamento de Estado decidiu prorrogar a isenção de entrevistas presenciais para turistas que estão com os documentos vencidos há menos de 48 meses.
A medida, em vigor desde o ano passado, estava prevista para terminar no dia 31 de dezembro e foi adotada para reduzir o tempo de espera de brasileiros para obter a permissão de entrar em território americano, que chegou a mais de 500 dias.
“A partir de 1º de janeiro de 2024, os funcionários consulares em todo o mundo têm autoridade para dispensar a exigência de entrevista pessoal para certos requerentes de visto de não imigrante que já receberam qualquer visto de não imigrante, excluindo o visto de visitante B, e que estejam solicitando dentro de 48 meses da expiração do visto mais recente”, diz nota do Departamento de Estado dos EUA.
- Saiba como resgatar a skin grátis de Snoop Dogg para o Natal do Fortnite
- Entenda relação entre o alho e a prevenção do câncer de intestino
- 4 motivos para colocar Arraial do Cabo na sua lista de viagem de verão
- Cristo Redentor ganha trilha com mirante 360º do Rio
Entre outubro de 2022 e setembro de 2023, o órgão norte-americano emitiu mais de 10,4 milhões de vistos de não imigrante em todo o mundo.
Isenção de entrevista para visto americano
De acordo com a regra vigente, os oficiais consulares têm a prerrogativa para dispensar candidatos da exigência de entrevista nos casos de renovação do documento para negócio e turismo (B1/B2), os mais solicitados pelos brasileiros, desde que o visto anterior não esteja vencido há mais de 48 meses.
Além disso, também podem ser isentos da entrevista solicitantes dos três tipos para estudo e intercâmbio (F, M e J), além dos H-1, H-3, H-4, L, O, P e Q, caso já tenham recebido um visto americano anteriormente e nunca tenham tido um pedido de entrada nos EUA negado.
Para ter este “benefício”, o candidato não pode ter tido um visto recusado anteriormente ou ter alguma inelegibilidade aparente ou potencial para a emissão da autorização de entrada nos EUA.
No entanto, os funcionários consulares poderão exigir a entrevista presencial, mesmo nos casos elegíveis de isenção, tendo em vista as condições locais de cada posto diplomático.
“Incentivamos os candidatos a verificar os sites das embaixadas e consulados para obter informações mais detalhadas sobre esse desenvolvimento, bem como o status operacional e os serviços atuais”, aconselha o Departamento de Estado em nota oficial.