Expresso Turístico da CPTM ganha novo vagão e amplia vagas

O passeio turístico de trem vai ganhar também um vagão-restaurante em breve

02/03/2023 19:40

O Expresso Turístico da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) vai ampliar a capacidade de vagas nas viagens para Paranapiacaba, Jundiaí e Mogi das Cruzes.

A partir deste mês o serviço passa a contar com mais um vagão com capacidade para 88 passageiros. O carro foi adquirido recentemente pela companhia, que foi tolamente revitalizado.

Expresso Turístico da CPTM volta com vendas exclusivas na internet
Expresso Turístico da CPTM volta com vendas exclusivas na internet - Andrey Mattos/Catraca Livre

“Com essa nova conquista, estamos animados para fazer, ainda mais, parte da programação cultural e turística das cidades”, diz Natalia Melo, gerente de Novos Negócios da CPTM.

Outras novidades do Expresso Turístico

Como parte do plano de ampliação dos serviços, a CPTM deve incorporar ainda este ano ao Expresso Turístico um vagão-restaurante, que será restaurado para incrementar uma nova experiência aos passageiros.

Desde novembro, as vendas de ingressos são totalmente online (site ou app) com a parceria da Sympla. Antes, para as pessoas adquirirem suas passagens, tinham que ir presencialmente no guichê da Estação Luz, o que dificultava na logística para alguns.

A Litorina, novo carro do Expresso Turístico da CPTM
A Litorina, novo carro do Expresso Turístico da CPTM - Andrey Mattos/Catraca Livre

Desde 2009, o Expresso Turístico oferece três roteiros de viagens: Paranapiacaba, Jundiaí e Mogi das Cruzes, sempre com partidas a partir da Estação da Luz, no centro da capital paulista.

Atualmente, o embarque é realizado às 8h30 na plataforma 4 da Estação Luz e o retorno das cidades visitadas é às 16h30. No total, são 176 poltronas, além de espaço reservado para cadeira de rodas (com cinto de segurança e ancoragem da cadeira).

Vila de Paranapiacaba é um dos roteiros do passeio de trem da CPTM
Vila de Paranapiacaba é um dos roteiros do passeio de trem da CPTM - Angelo Baima/PMSA

As viagens ocorrem em uma locomotiva a diesel, modelo Alco RS-3 de 1952, que conduz dois carros de passageiros, de aço inoxidável, fabricados no Brasil pela Budd – Mafersa nos anos 1960 e que foram cedidos pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária).