Fafá de Belém indica 6 atrações imperdíveis na capital paraense

A cantora compartilha algumas atrações para quem vai acompanhar as celebrações do Círio de Nazaré

02/10/2023 14:00 / Atualizado em 04/10/2023 09:45

Este ano, as celebrações do Círio de Nazaré, a maior festa religiosa do Brasil, completa 231 anos. Todos os anos, mais de 2 milhões de pessoas se reúnem na procissão católica pelas ruas de Belém (PA).

A festa começa oficial nesta terça-feira, 3 de outubro, com a missa na basílica Santuário de Nazaré, e vai até o dia 23.

Círio de Nazaré é a maior festa religiosa do Brasil
Círio de Nazaré é a maior festa religiosa do Brasil - J Brarymi/Istock

No entanto, o ponto alto da celebração ocorre no dia 8 com a grande procissão, que sai às 7h da Catedral de Belém rumo à Praça Santuário de Nazaré (3,6km).

A programação é bem intensa, com shows, ritos e 14 romarias, entre elas a fluvial, que acontece no dia 7.

Varanda do Círio

Outro destaque da festa é a Varanda do Círio, capitaneada pela cantora Fafá de Belém, uma das maiores embaixadoras da cultura paraense, e que reúne diversos convidados famosos entre os dias 4 a 8/10.

A Varanda surgiu em outubro de 2011, com a missão de ser uma das maiores vitrines do Círio de Nazaré para o Brasil e para outros países.

Fafá de Belém no casarão onde acontece a Varanda do Círio
Fafá de Belém no casarão onde acontece a Varanda do Círio - Divulgação

A programação exalta a biodiversidade e traz luz ao debate sobre a cultura, turismo regional e causas dedicadas à preservação do meio ambiente.

Aproveitando as celebrações do Círio de Nazaré, pedimos para a cantora Fafá de Belém listar algumas atrações que não podem ficar de fora do roteiro para que vai acompanhar a festa.
É uma explosão de sentimentos. Não há quem não se emocione”, diz Fafá.

Fafá de Belém é uma das maiores embaixadoras da cultura paraense
Fafá de Belém é uma das maiores embaixadoras da cultura paraense

6 atrações imperdíveis para conhecer em Belém

Arrastão do Círio (Arrastão da Cobra Grande)

Ás vésperas do Círio de Nazaré, maior festa religiosa do Brasil, acontece o arrastão do Círio onde a imagem da Maria de Nazaré chega à escadinha do cais do porto, após a romaria fluvial e percorre o centro histórico de Belém.

A procissão fluvial é uma das romarias do Círio de Nazaré
A procissão fluvial é uma das romarias do Círio de Nazaré - J Brarymi/Istock

“Ela passa a ser chefe de Estado por 15 dias. É uma explosão de sentimentos. Não há quem não se emocione”, conta aa cantora Fafá de Belém.

O cortejo finaliza com um show cultural da banda Arraial do Pavulagem, que executa um repertório com boi, carimbó, mazurca, xote bragantino, retumbão e as músicas dos cortejos populares. “É imperdível para quem quer mergulhar verdadeiramente na cultura paraense”, ressalta.

Transladação

“Outra cerimônia que preserva tradições da nossa região tão amada, é a Transladação”, conta a cantora. Na noite que antecede ao Círio, as ruas de Belém são iluminadas por milhares de velas carregadas pelos fiéis que participam da procissão noturna.

Fiéis na procissão da transladação
Fiéis na procissão da transladação - Hilario Junior/iStock

Esse é um momento que transcende a religiosidade e transforma toda a cerimônia em uma manifestação cultural que só existe no Pará, que reúne milhares de pessoas de todas as partes do país e até mesmo do mundo.

“Há 12 anos acompanho essa linda romaria da Varanda de Nazaré junto a amigos e convidados. E é claro, no domingo acontece o grande Círio de Nazaré”.

Festa da Chiquita

“Para encerrar minhas dicas que envolvem o Círio de Nazaré, não posso deixar de citar a maior festa LGBTQIA+ da Amazônia. Acontece na Praça da República logo depois da Trasladação e vai até 4h da manhã cheio de performance, premiações e muita música.

A festa, que reúne cerca de 500 mil pessoas, nos ensina que viver o Círio é acolher a todos. É uma celebração que emociona, diverte e nos conscientiza.

Terra do Meio

O território Xipaya integra uma complexa e vasta área conhecida como Terra do Meio, que equivale a aproximadamente duas vezes o tamanho do estado do Rio de Janeiro. Com distância de 30 km de Belém, o local é rico em biodiversidade e formado por um mosaico de unidades de conservação de recursos naturais.

Fafá de Belém se banha no igarapé da Terra do Meio
Fafá de Belém se banha no igarapé da Terra do Meio - Divulgação

Dentre as belezas naturais, tem um igarapé maravilhoso que é somado a degustação dos sabores inacreditáveis da comida amazônica. O local é perfeito para descansar o dia todo numa experiência absolutamente única.

Estação das Docas

Idealizado e restaurado pelo arquiteto Paulo Chaves Fernandes, a estação é simplesmente um dos cartões postais da cidade, construído em galpões de ferro restaurados do antigo porto.

Estação das Docas, em Belém (PA)
Estação das Docas, em Belém (PA) - Bruna Brandão/MTur

Foi inaugurada em 2000 e oferece várias opções gastronômicas, lojas de artesanato e passeios de barco pela Baía do Guajará. Por lá, temos desde a Sorveteria Cairu (premiadíssima, eleita entre as 50 melhores do mundo), a Cervejaria Artezanal, point de petiscos (As Mulatas) e restaurantes simpáticos.

“Indico Cappone e Soprano. Abertos o dia todo. Fora a gastronomia, a Estação das Docas tem como um de seus grandes atrativos a contemplação do pôr do sol no rio Guajará”, finaliza Fafá de Belém.

Onde se hospedar em Belém

Para quem deseja acompanhar as celebrações do Círio de Nazaré, uma dica de hospedagem em Belém é o Hotel Vila Rica.

Com localização estratégica, o hotel é um ponto de partida ideal para explorar a cidade.

Oferece 108 quartos bem equipados. Seu restaurante destaca a gastronomia paraense autêntica. Além disso, o hotel conta com instalações esportivas e de lazer, como piscina, pista de cooper, quadra de futebol e vôlei e lago para pesca.

O ambiente é ideal para relaxar após passeios na região amazônica.