Conheça os melhores gelatos do mundo; 2 são brasileiros

Sorveterias brasileiras foram premidas no Mundial do Festival de Gelato, considerado o "Michelin dos gelatos

Quer provar algum dos melhores gelatos do mundo? Saiba que não é preciso ir à Itália. Duas sorveterias brasileiras figuram no ranking do Mundial do Festival de Gelato, considerado o “Michelin dos gelatos.

A sorveteria Cairu, em Belém (PA), ficou na 32ª posição, e a San Lorenzo Gelateria, em São Paulo, na 37ª colocação do ranking (veja detalhes mais abaixo). Com informações do site Melhores Destinos.

Duas sorveterias brasileiras figuram no ranking do Mundial do Festival de Gelato
Créditos: Divulgação
Duas sorveterias brasileiras figuram no ranking do Mundial do Festival de Gelato

O melhor gelato do mundo ficou para a sorveteria I Giardini di Marzo, localizada em Varazze, na província de Savona, comandada por Marco Venturino, premiado com três coroas por seu gelato Bocca di Rosa, feito com leite, chocolate branco e uma base artesanal de água de rosas.

Em segundo lugar ficou a Fazekas Crukraszda, em Budapeste (Hungria), do mestre gelateiro Adam Fazekas, seguida da La Parona di Gelato, em Verona (Itália), da chef Giovanna Bonazzi.

Cerca de 5 mil mestres sorveteiros participaram da competição que acontece desde 2019.  Os chefs sorveteiros foram julgados em vários critérios, como competência técnica, qualidade e combinação de ingredientes e sabor.

Os gelatos brasileiros

Eleita a melhor sorveteria do Brasil em 2014 pelo site de viagens TripAdvisor, a Sorveteria Cairu, comandada por  Armando Jose Laiun Filho, oferece uma variedade de sabores e combinações criativas entre eles. Se for até lá, não deixe de saborear o sorvete da Cairu.

Já a San Lorenzo Gelateria, no Morumbi, na zona sul da capital paulista, serve mais de 50 sabores, entre eles o San Lorenzo, premiado no Gelato Festival Challenge. A iguaria elaborada por Brenno Floriano leva ricota, variegato de mel com alecrim e finalizado com pinholes.

  1. Marco Venturino – I giardini di Marzo (Varazze , Itália)
  2. Adam Fazekas   – Fazekas Cukraszda (Budapeste, Hungria)
  3. Giovanna Bonazzi – La Parona del Gelato (Parona, Itália)
  4. Savannah G. Lee – Savannah’s Kitchen (San Francisco, EUA)
  5. Massimiliano Scotti – VeroLatte (Vigevano, Itália)
  6. Maurizio Melani – Veneta Gelato Italiano (Valência, Espanha)
  7. Fabio Forghieri  – Gelateria dei Principi (Correggio, Itália)
  8. Carlo Guerriero – La Cremeria Gelato Italiano (Cadiz, Espanha)
  9. Paolo Pomposi  – Gelateria Pasticceria Badiani (Firenze, Itália)
  10. Leonardo La Porta – Gelateria Miretti (Torino, Itália)