Férias de julho: 6 dicas para os aventureiros explorarem o Brasil

Pepe Fiamoncini indica destinos brasileiros para praticar esportes radicais

Por: Redação Comunicar erro

Julho é sinônimo de férias, mas quando se começa a pensar em opções de lugares para viajar ou simplesmente no que fazer, algumas dúvidas aparecem.

Pensando em atrelar lazer com esporte, pedimos para Pepe Fiamoncini, influenciador digital, viajante e esportista, indicar destinos que oferecem opções radicais que podem agradar todo tipo de público.

Crédito: @pepefiamoncini Pepe Fiamoncini indica destinos brasileiros para praticar esportes radicais

“O Brasil é um país que dá para explorar muito bem os esportes radicais e de aventura. Há opções em todos os estados e com preços bastante acessíveis e com todo nível de dificuldade. Vale verificar qual tipo de esporte quer praticar e preparar o roteiro, ainda mais levando em consideração que no inverno muitos desses passeios são viáveis pelo clima firme”, explica Fiamoncini.

Se ainda não fez o planejamento de férias, confira as dicas abaixo:

Trilha até Pedra Grande em Atibaia (SP)

Localizada no interior de São Paulo e a menos de 1 hora da capital paulista, Atibaia tornou-se uma cidade de esportes radicais. Você pode subir no alto da Pedra Grande e pular de asa delta ou até de parapente.

Caso queira apenas acompanhar alguém, também vale a pena pela vista e paisagem, que é linda, principalmente no horário do pôr-do-sol. É recomendado levar roupas quentes e apropriadas para o pulo, pois a região, apesar do sol, tem um clima frio nessa época do ano.

Flutuações em Bonito (MS)

Na alta temporada, os valores das atrações são mais altos, mas mesmo assim é uma cidade que sempre vale a pena visitar.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Pepe Fiamoncini (@pepefiamoncini) em

Quem ama aventura pode percorrer trilhas no solo, grutas, mergulho de cilindro, rapel, arvorismo e descer trechos dos rios fazendo flutuação ou em botes, boias e pranchas. A cidade tem uma infinidade de opções.

Vale lembrar que os atrativos de contemplação, aventura e esportes radicais são todos em propriedades particulares, mas há exceções. A gruta do Lago Azul e o Balneário Municipal são administrados pela prefeitura e estão localizados a distâncias que variam de 7 a 55 km da cidade.

Salto de paraquedas em Boituva (SP)

Também no interior de São Paulo, a cidade é conhecida por ser um dos melhores lugares para saltar de paraquedas no Brasil.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Pepe Fiamoncini (@pepefiamoncini) em

Localizada a 117 km da capital paulista, é um dos principais destinos para a prática de esportes radicais nos céus, pois além dos saltos de paraquedas, a cidade fica colorida com seus inúmeros balões de manhã. Os saltos e voos de balão são realizados no Centro Nacional de Paraquedismo.

A vista privilegiada do Morro de Ipanema torna a aventura ainda mais bonita. O centro possui várias escolas para quem quer saltar de paraquedas na cidade pela primeira vez ou até para aqueles que desejam se aprimorar. Os saltos costumam durar 5 minutos, sendo de 50 a 60 segundos de queda livre.

Uma outra opção para quem quiser sentir a mesma sensação, mas não tem coragem, é experimentar o túnel de vento que fica na capital paulista. Lá iniciantes e atletas voam em uma cabine onde os ventos chegam a mais de 200 km/h, simulando uma queda livre.

Subida a Pedra do Baú em São Bento do Sapucaí (SP)

Outra cidade paulista que fica localizada no interior de São Paulo e é conhecida pelas atrações de inverno, já que a temperatura é bem abaixo do normal e fica bem próxima a badalada Campos do Jordão.

Conhecida como a “Suíça brasileira”, Campos do Jordão oferece opções de entretenimento tanto de dia quanto à noite, mas fazer trilhas pela Pedra do Baú ou salto asa delta e parapente no Pico Agudo, ficam por conta das cidades vizinhas: São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal.

A trilha da Pedra do Baú é uma das mais procuradas na região e a vista lá nessa época do ano é incrível. A região ainda conta com atrações mais românticas para curtir o frio e provar de uma boa gastronomia. Se a opção for ficar por Campos do Jordão, a passeios de quadriciclo em meio às cachoeiras, tirolesas, cavalgada, o Parque Temático do Tarundu e o Horto Florestal.

Kitesurf na Praia de Cumbuco (CE)

Que tal fugir do frio e ir para uma região que é verão praticamente o ano todo? Com ventos propícios, a praia de Cumbuco, no Ceará, é a mais incrível para prática de kitesurf, uma modalidade que ganham cada vez mais adeptos pelos bons vendavais que circundam a região.

Não é só no Ceará, mas em Maracaípe, em Pernambuco e São Miguel dos Milagres, no Rio Grande do Norte, são alguns destinos para a prática do esporte. Vale levar em consideração que as praias são incríveis para o turismo, com opção para banho, mergulho e relaxamento.

Trilhas e escaladas em Petrópolis (RJ)

Paraíso do inverno para os cariocas, Petrópolis não é somente romântica e badalada em julho, como também tem opções para prática de esportes como trilhas e escaladas.

Rodeada pela Mata Atlântica, a cidade possui 40 trilhas com os mais diferentes níveis de dificuldade. Para os mais aventureiros, vale a travessia Petrópolis-Teresópolis no Parque Nacional da Serra dos Órgãos – Parnaso, que possui cerca de 34 km e pode durar até três dias.

1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
3
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
4
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
5
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
6
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …
7
01:01
Zipflyer: a tirolesa só para quem tem MUITA coragem
A Zipflyer, é considerada a maior tirolesa do mundo e fica localizada em Pokhara, no Nepal. Ela conta com 1850 …
8
01:31
Como tirar ou renovar passaporte?
Tem dúvidas sobre o procedimento necessário para emitir seu passaporte? Saiba por onde começar com as nossas dicas. Mais informações sobre …