Férias sem dor de cabeça: dicas para planejar a viagem em família

Alguns preparativos devem ser feitos com antecedência para evitar transtornos durante as férias

O final de ano está chegando e com ele as férias escolares e também aquela pausa no trabalho para aproveitar as festas de fim de ano numa viagem em família,

Planejar as férias em família pode parecer uma tarefa fácil até para os viajantes mais experientes, mas a ocasião sempre exige novos cuidados e uma boa dose de antecipação, principalmente para quem vai pegar a estrada com as crianças.

Alguns preparativos devem ser feitos com antecedência para evitar transtornos durante as férias
Créditos: Divulgação
Alguns preparativos devem ser feitos com antecedência para evitar transtornos durante as férias

Seja qual for o seu destino e o tamanho da família, veja algumas providências simples, porém fundamentais para ter férias tranquilas.

5 DICAS PARA VIAJAR DE CARRO COM CRIANÇAS

Pesquisando seu destino

Assim que decidir para onde ir, vale muito a pena esmiuçar as possibilidades de passeios e atrações oferecidas no local para tirar o maior proveito possível da empreitada.

  • Consulte fóruns e sites de viagens com opiniões e avaliações reais sobre os locais que pretendem visitar, dos hotéis aos pontos turísticos e opções gastronômicas.
  • Procure fotos e relatos de quem já conheceu o destino e sua estrutura, principalmente nos locais e eventos dedicados às crianças para que elas não criem falsas expectativas e se decepcionem.
  • Vale a pena conferir os preços mais recentes e alinhar com atenção se estão compatíveis com o orçamento disponível (alguns valores podem subir nas altas temporadas).
  • Reserve o hotel ou outra forma de hospedagem com a maior antecedência possível para evitar longas esperas pelo check-in ou mesmo a possibilidade de ficar sem vagas.

Conferindo todos detalhes do carro

Seu carro precisa estar em boas condições possíveis para a viagem, sem se esquecer de detalhes burocráticos.

  • Verifique toda a documentação do veículo e evite dores de cabeça. O seguro deve estar em dia para eventuais imprevistos e acidentes, sem contar que em caso de roubo ou furto, toda a papelada deve estar ok para ressarcir o valor do veículo de acordo com a Tabela Fipe.
  • Faça a manutenção preventiva verificando detalhes como: motor, óleo, filtros, fluidos, freios, suspensão, parte elétrica, retrovisores, itens de segurança, central multimídia, setas, faróis, níveis de água dos reservatórios, estepe, macaco, itens de sinalização e funcionamento do ar condicionado, vidros e travas estado de conservação e calibragem dos pneus.
  • Verifique as travas dos cintos de segurança e seu ajuste ao modelo de cadeirinha de segurança infantil ou assento elevado de segurança para as crianças mais crescidas.
Se até os adultos podem ficar um tanto estressados e entediados na estrada, imagina para as crianças
Créditos: rbon Alija/iStock
Se até os adultos podem ficar um tanto estressados e entediados na estrada, imagina para as crianças

Distraindo as crianças

Se até os adultos podem ficar um tanto estressados e entediados na estrada, para as crianças pode ser ainda mais desafiadora já que sua noção de tempo é muito diferente de um adulto. Por isso vale tentar algumas alternativas para distraí-las:

  • Tablets e celulares podem ser excelentes companheiros de viagem para rodar jogos eletrônicos, filmes ou os vídeos favoritos dos pequenos.
  • Faça paradas estratégicas, aproximadamente de duas em duas horas para que as crianças possam ir ao banheiro, fazer uma refeição leve e quebrar a monotonia.
  • Papel e caneta sempre são opções simples para as crianças desenharem ou mesmo criarem um diário de bordo durante a viagem.
  • Invista em roupas leves e confortáveis para toda a família pegar a estrada.
  • Deixe a criança escolher um brinquedo para brincar durante o percurso.
  • Aposte em música e jogos de adivinhações que podem manter todos interagindo na estrada.
  • Providência travesseiros ou pequenas almofadas de pescoço e máscaras para uma eventual soneca.

Seu pet vai junto?

Se não for possível deixar seu amigo de quatro patas sob os cuidados de alguém de confiança como um parente, amigo ou mesmo pet sitters profissionais ou hotéis para animais, avalie se o destino das férias oferece uma estrutura pet friendly, principalmente nos hotéis ou alojamentos em que a família vai se hospedar.

  • Nunca saia com seu cão ou gato sem a sua coleira de identificação com um telefone para contato.
  • Verifique seu estado de saúde, vacinas, última dose de vermífugo e invista em produtos antipulgas e carrapatos.
  • Nenhum animal pode viajar no banco da frente, segundo o Código Brasileiro de Trânsito. Por isso providencie uma cadeira ou caixinha de transporte própria para cães ou gatos que deve ser instalada nos bancos de trás do veículo. Dica: tente encaixar sua caminha em um espaço apropriado para que ele sinta o cheiro de casa e fique mais calmo durante o percurso.
  • Faça paradas estratégicas para a alimentação, beber água e necessidades do animal. Fique sempre atento à sua coleira e não o deixe andar sozinho em nenhuma circunstância, principalmente próximo à estrada.
  • Forre os bancos com capas protetoras para evitar imprevistos com suas necessidades ou mesmo que suas unhas danifiquem os estofados.  Deixe papéis, lencinhos e produtos de higiene sempre à mão.