Floração das cerejeiras é atração em Campos do Jordão (SP)
A programação inclui apresentações de artes marciais, música e dança tradicionais
Símbolo do Japão, a cerejeira também faz sucesso por aqui. Durante os meses de julho e agosto Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, recebe milhares de visitantes para contemplar a floração das sakura (cerejeira, em japonês), que está no seu auge.
Neste ano, a Festa da Cerejeira acontece entre os dias 20 de julho e 11 de agosto no Parque da Cerejeira, sempre das 9h às 16h.
Além do espetáculo da floração, a programação conta ainda apresentações de artes marciais, música e dança, como os tradicionais odôri (dança típica) e taikô (tambor japonês), com apresentações de manhã e à tarde, para celebrar a cultura japonesa.
- Esqueça a praia: 3 lugares frios para viajar no brasil
- Viagens baratas para casais: 5 destinos incríveis no sudeste
- 10 parques naturais para visitar no Brasil
- São Roque (SP) tem tour enogastronômico e passeios históricos
As cerejeiras de Campos do Jordão
As primeiras cerejeiras vindas do Japão foram plantadas em Campos do Jordão em 1936, por ocasião da inauguração do Sanatório Dojinkai. Eram da variedade Takasago e se adaptaram bem ao clima da Mantiqueira e continuam apresentando belas floradas no início da primavera.
Em 1937, para comemorar a fundação da colônia Lageado, Shizue Hosoe enviou 10 mudas das variedades Taizan, Botan e Amazonas, plantadas pelos colonos da região. Esses plantios foram um teste bem sucedido, já que as cerejeiras se adaptaram bem ao clima, sendo Campos do Jordão a única região no Brasil onde as cerejeiras do Japão floresceram efetivamente.
Posteriormente foi introduzida a variedade Okinawa, que floresce precocemente no inverno.
Como chegar?
Campos do Jordão fica a 2h30 de carro da capital e a pouco mais de 4h do Rio de Janeiro. Os aeroportos mais próximos ficam em São José dos Campos ou São Paulo, o internacional de Guarulhos.
Onde ficar?
Opções de hospedagem em Campos do Jordão é o que não faltam. A cidade conta de hotéis de luxos a pousadas charmosas, a Alto da Boa Vista, que fica fora do agito desta época do ano, mas a uma curta distância de carro do centro.
Para as crianças, a pousada oferece brinquedoteca, playground e sala de leitura, além de uma piscina aquecida e com borda infinita. Têm ainda os mascotes Win e Bingo, dois cães da raça São Bernardo que divertem e encantam a todos e topam até sessão de fotos.
São 12 opções de acomodações que recebem desde casais até 4 ou mais pessoas, como a Family Exclusive, que tem cozinha, banheira e 2 camas king size.
Durante as férias de julho, as diárias na Pousada Alto da Boa Vista tem preços a partir de R$ 1.294,00 para o casal com parcelamento em até 5x sem juros. Há desconto progressivo para meio de semana.