FOTOS: Namíbia tem paisagens deslumbrantes e deserto mais antigo do mundo

O país fica localizado no sudoeste da África e oferece experiências únicas aos turistas

Destino ainda pouco conhecido dos brasileiros, a Namíbia, no sudoeste da África, possui o deserto considerado o mais antigo do mundo.

Segundo especialistas o deserto Namibe tem, pelo menos, 55 milhões de anos. O Saara, por exemplo, tem apenas entre 2 e 7 milhões de existência.

Turistas caminham por duna no Parque Nacional Namib-Naukluft
Créditos: FernandoQuevedo/iStock
Turistas caminham por duna no Parque Nacional Namib-Naukluft

Localizado na costa atlântica da Namíbia, o deserto estende-se até ao sul de Angola, e abrange uma área de aproximadamente 31mil km².

Com as temperaturas atingindo rotineiramente 45°C no verão durante o dia, e podendo cair para abaixo de zero à noite, também é um dos lugares mais inóspitos do planeta.

O imenso mar de areia é classificado como Património Mundial pela Unesco desde 2013.

Namíbia, no sudoeste da África, possui paisagens surpreendentes
Créditos: cbdgphoto/iStock
Namíbia, no sudoeste da África, possui paisagens surpreendentes

Com uma paisagem vasta, repleta de planícies áridas, dunas de areia, vida selvagem adaptada e imensas savanas, o país africano oferece experiências únicas aos visitantes.

Deserto da Namíbia tem as dunas mais altas do mundo

As dunas de areia alaranjadas do Deserto de Namibe podem chegar até  90 metros de altura e chamam a atenção para quem busca paisagens e aventuras em um mesmo destino.

Deserto da Namíbia tem as dunas mais altas do mundo
Créditos: kavram/iStock
Deserto da Namíbia tem as dunas mais altas do mundo

O país oferece diversas atividades ao ar livre, como safáris de jipe, passeios de balão e trilhas naturais que permitem os turistas explorarem a natureza intocada e selvagem do país africano.

O destino também é dono de uma cultura rica, abrigando várias tribos, cada uma com suas tradições e costumes.

Ex-colônia alemã

A Namíbia foi ex-colônia alemã até a primeira guerra mundial e posteriormente ocupado pelos ingleses que estavam instalados na África do Sul à época.

Orixin é visto no Parque Nacional Namib-Naukluft –terceiro maior da África
Créditos: drferry/iStock
Orixin é visto no Parque Nacional Namib-Naukluft –terceiro maior da África

O país também guarda histórias tristes como a do primeiro genocídio do século 20, quando as populações das tribos Namaqua e Hereros foram quase exterminadas por tropas alemãs, que chegaram a usar em 1904 o que posteriormente ficou conhecido como ‘campos de concentração’.

Apesar da densa história recente, a população é extremamente acolhedora e o governo está empenhado em investir na infra estrutura para colocar o país na rota do turismo internacional.

Naufrágios

É na Namíbia que fica a famosa Costa dos Esqueletos, que há centenas de anos aterroriza navegadores de várias partes do mundo. Essa região costuma ser coberta por uma espessa névoa, que atrapalha a visibilidade sobre o mar.

O navio Eduard Bohlen, que encalhou em 1909
Créditos: Simoneemanphotography/iStock
O navio Eduard Bohlen, que encalhou em 1909

Nesta região já afundaram ou encalharam muitas embarcações. Uma delas é o conhecido navio Eduard Bohlen. Encalhado desde 1909, o navio está atualmente no meio do deserto, a mais de 300 metros do oceano, numa área onde evidentemente um dia o mar esteve cobrindo.

Como chegar

Uma das formas de conhecer o país partindo do Brasil é via TAAG – Linhas Aéreas de Angola.

Atualmente, os voos da TAAG partem seis vezes por semana do aeroporto de Guarulhos em São Paulo, em direção a Luanda, capital da Angola, às segundas-feiras, terças, quartas, sextas, aos sábados e domingos.

De lá (Luanda), existem voos diários conectando para a cidade de Windhoek, capital da Namíbia.