‘Gambiarra’ deve ligar estação de trem ao aeroporto de Guarulhos

Ideia é construir uma passarela com 1.400 metros de extensão e com esteiras rolantes

17/02/2019 15:34 / Atualizado em 05/05/2020 12:24

O governo João Doria (PSDB) estuda construir uma passarela gigante para levar passageiros da estação Aeroporto-Guarulhos, da linha-13 Jade da CPTM, até os terminais 2 e 3 do aeroporto de Guarulhos.

De acordo com o blog MetroCPTM, a passarela teria 1.400 metros de extensão e contaria com esteiras rolantes. A estrutura substituiria o “people mover” –trem automatizado utilizado nos principais aeroportos do mundo–, prometido pela GRU Airport, concessionária que administra o terminal paulista.

O trem que liga a estação da Luz e aeroporto de Guarulhos
O trem que liga a estação da Luz e aeroporto de Guarulhos - Divulgação/CPTM

Atualmente este serviço é feito por ônibus gratuitos, já que a estação Aeroporto-Guarulhos fica distante dos terminais.

A informação foi dada pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, durante encontro com jornalistas, segundo o “Metro Jornal”. O investimento, segundo Baldy, será feito pela GRU Airport.

Com cerca de 1.400 metros de extensão, estrutura deve substituir “people mover” prometido pela GRU Airport
Com cerca de 1.400 metros de extensão, estrutura deve substituir “people mover” prometido pela GRU Airport - Reprodução/MetrôCPTM

Monotrilho

Em janeiro, o governador João Doria disse que a ideia era construir um monotrilho até terminais de aeroporto de Guarulhos. Isto seria feita com ajuda do governo federal, que poderia ampliar o tempo de concessão do aeroporto como contrapartida.

Mapa do aeroporto de Guarulhos e da estação de trem, que faz parte da linha 13-Jade
Mapa do aeroporto de Guarulhos e da estação de trem, que faz parte da linha 13-Jade - Divulgação/GRU Aiport

“Não faz, ao nosso ver, o menor sentido um transporte público que não leva até o terminal do aeroporto. Aliás, é um fenômeno. É tão bizarro que é difícil de acreditar que isso tenha sido feito no Estado de São Paulo”, comentou o governador na ocasião.

Em nota à imprensa, a GRU Airport afirmou que a obra de ligação da estação aos terminais não faz parte de seu contrato de concessão e disse estar disposta a discutir a implantação de um sistema diferente do oferecido hoje, “desde que seja compatível com o plano de expansão do aeroporto e que seja mantido o equilíbrio econômico financeiro do contrato de concessão”.