Trem entre Luz e aeroporto de Guarulhos começa a funcionar

O serviço Airport Express funcionará apenas de segunda a sexta e em alguns horários

Por: Redação

Após 14 anos de promessa, enfim começou a funcionar o serviço de trem expresso que liga a região central de São Paulo ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos.

Mas é bom não se animar muito, já que o trem expresso –chamado de “Airport Express”—funcionará apenas de segunda a sexta e em alguns horários. O trajeto deve durar cerca de 35 minutos. Já a passagem é de R$ 8.

Trem Guarulhos
Crédito: Divulgação/CPTMO trem entre Luz e aeroporto de Guarulhos funcionará apenas de segunda a sexta e em alguns horários

De acordo com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), o novo trecho da Linha 13-Jade terá cinco viagens diárias em cada sentido.

O primeiro trem partirá da plataforma 5 da Estação da Luz com destino à estação Aeroporto-Guarulhos às 10h. As demais partidas serão às 12h, 14h, 16h e 22h.

No trecho Aeroporto-Luz, as partidas serão na plataforma 2 e ocorrerão às 9h, 11h, 13, 15h e 21h.

O embarque e desembarque serão realizados em plataformas exclusivas para o serviço, que contarão também com catracas exclusivas em ambas as estações.

Aeroporto de Guaregulhos
Crédito: Divulgação/GRU AiportMapa do aeroporto de Guarulhos e da estação de trem, que faz parte da linha 13-Jade

Na estação Aeroporto-Guarulhos, o desembarque é feito no Terminal 1, onde operam as empresas Azul e Passaredo. O acesso aos demais terminais é feito por ônibus gratuitos da GRU-Airport, responsável pelo aeroporto.

Atrasos

O trem expresso ligando o centro de São Paulo ao aeroporto de Guarulhos foi um promessa da primeira gestão do ex-governador Geraldo Alckmin, em 2000. A obra da Linha 13-Jade sofreu inúmeros atrasos e só saiu do papel efetivamente em 2013.

O projeto inicial era que a estação Aeroporto-Guarulhos seria próxima ao terminal 3, exclusivo para voos internacionais. A mudança no projeto após o aeroporto ser concedido pela Infraero à iniciativa privada.

Connect

O serviço Connect, com viagens da estação Brás até o aeroporto-Guarulhos, iniciado no dia 3 de outubro, também dispensa a transferência entre trens na estação Engenheiro Goulart, mas realiza parada em todas as estações. A tarifa é a mesma do sistema metroferroviario, R$ 4.

 Durante a semana, as viagens do Connect sentido Brás são realizadas nos seguintes horários: 6h20, 7h, 7h40, 18h, 18h40 e 19h20. E, aos sábados, 6h20, 7h e 7h40. No sentido aeroporto de Guarulhos, os horários em dias úteis são: 6h25, 7h05, 7h45, 18h05, 18h45 e 19h25. E, aos sábados, 6h25, 7h05 e 7h45. O Connect não funciona aos domingos.

 Diariamente, os trens da Linha 13-Jade circulam, nos dias úteis, com intervalo de 20 minutos nos horários de maior movimento, entre 5h e 8h e entre 17h e 20h. Nos demais horários e dias da semana, em que há menor demanda de passageiros, o intervalo é de 30 minutos.

Compartilhe: