Gastronomia natural, orgânica e plant based está em alta pelo mundo
Especialistas em saúde e beleza explicam as vantagens de consumir alimentos orgânicos e naturais
Independentemente da linha de alimentação, vegetariano ou não, todos queremos comer bem e ficar saudável. A aposta em orgânicos e alimentação natural de forma criativa virou tendência, com o perdão do chavão.
Não brigue com os naturebas, pelo contrário, aproveite o excelente momento da gastronomia. A expressão “você é o que come” nunca foi tão comprovada.
As especialistas Andrea Godoy, dermatologista que tem entre seus pacientes modelos famosas, e Patrícia Savoi, médica nutróloga especialista em ayurveda, reforçam que o alimento está diretamente ligado à longevidade e até à beleza
- 7 lugares para comer um bom sanduíche em São Paulo
- Descubra 3 destinos sensacionais para viajantes veganos
- Rota incrível explora vulcões ativos em Hokkaido, no Japão
- Saiba onde comer delícias veganas e se hospedar em Austin
“A beleza realmente vem de dentro para fora. Somos parte da natureza, por isso, consumir alimentos de boa qualidade melhora sistema imunológico e, assim todo o corpo”, completa Andrea.
A médica é autora de um livro sobre o tema, chamado “Ageless Brazilian Beauty – The Skincare Secrets of Supermodels Revealed” (“Beleza brasileira sem idade – Os segredos revelados dos cuidados da pele de supermodelos”, em português).
Onde comer bem?
Chefs por todo mundo apostam em linhas saudáveis da gastronomia, que geralmente incluem orgânicos, raw food (comida crua) e plant based.
Obviamente que, como vegetariana que sou, busco lugares que têm excelentes opções nessa área e para veganos.
No Brasil, em vários lugares provei invenções naturais de chefs fantásticos, como nesta viagem a Maceió.
E tudo é criativo. Um exemplo de receitas deliciosas naturais é a gastronomia do Rituaalli, spa, clínica e hotel localizado em Penedo (RJ). O chef aposta no plant based. Isso não impede de ter uma deliciosa feijoada vegana, pudins, sorvetes e mais delícias.
Londres foi uma das minhas descobertas. Indico pelo menos cinco restaurantes imperdíveis, nas linhas plant based, raw food, orgânicos renderem um verdadeiro guia que mostra os melhores lugares para comer bem e natural.
Sem contar o bairro de Camden Town, o mais excêntrico de Londres, que é uma meca de delícias vegetarianas e veganas.
Em muitos lugares dos Estados Unidos, fast food já era. Califórnia e Flórida são exemplos.
Em recente viagem à Punta Gorda e Fort Myers, dois paraísos com áreas ambientais protegidas, todos os restaurantes que entrei tinham suas opções vegetarianas e veganas.
Mônaco, um dos países mais glamourosos do mundo, entrou nessa linha de cabeça. Quase tudo o que é servido no país vem de produção local e orgânica. É o primeiro país do mundo a ter um restaurante orgânico com uma estrela Michelin, o Elsa.
A população local e até os chefs renomados cultivam veggie gardens, jardins orgânicos com vegetais a serem consumidos, inclusive, nos restaurantes.
Saúde e beleza
A aposta em orgânicos não é frescura, e todos deveríamos dar mais atenção a isso. Orgânicos não têm agrotóxicos e mais químicos na produção da comida. De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), alguns químicos podem fazer muito mal ao nosso organismo, inclusive colaborar com o surgimento de câncer.
Patrícia Savoi conta que, ao apostar nos orgânicos, além de excluir essas substâncias, a alimentação mantém vitaminas, minerais e ômega-3.
“A dieta pode afetar poderosamente a longevidade. Nunca é tarde demais para fazer mudanças positivas. Os adultos mais velhos podem fazer mudanças hoje que melhorarão sua saúde”.
A saúde aparece na beleza. Especialista no assunto, a médica Andrea Godoy, indica gastronomia natural aos seus pacientes. “Nutrientes de boa qualidade refletem na pele e cabelo melhores”. Como a médica reforça, a saúde , fruto também da boa escolha dos alimentos, faz com que a beleza transborde.
Neste link, organizei um glossário da comida saudável para você saber identificar o que é servido em cada restaurante.