Glamping em Cambará do Sul oferece ‘imersão nas galáxias’
O programa do Parador acontece uma vez por mês, aos sábados, sempre próximo da lua nova
Já imaginou se hospedar em um ‘casulo’ com uma vista deslumbrante e ainda poder contemplar estrelas, planetas e constelações numa ‘imersão nas galáxias’? Esse é a nova experiência que o Parador, em localizado em Cambará do Sul (RS), está oferecendo aos hóspedes.
O hotel em estilo glamping (junção de glamour com camping), próximo aos parques nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, promove uma expedição para observação do céu, conduzida pelo astrofotógrafo Egon Filter.
A experiência será feita uma vez por mês, próximo da lua nova. A primeira acontece neste sábado, 18.
Nela, os hóspedes são levados com uma caminhonete 4×4 até o local, onde irão ver o pôr do sol e o anoitecer. Lá, passarão algumas horas observando as estrelas, planetas, satélites, constelações e galáxias, como a Via-Láctea em seu esplendor.
A imersão acontece no ponto mais alto da Fazenda Camarinhas, com uma visão 360º da região.
Batizada de “Imersão das Galáxias”, a experiência oferece ainda aos hóspedes um saboroso piquenique noturno com produtos regionais como queijos, embutidos, geleias e pães, Empanadas artesanais, frutas da estação; espumante e vinhos locais completam a mesa.
Além da aula e conversar sobre o céu, os participantes ganham uma foto digital tipo selfie com as estrelas, tirada por Egon Filter.
A experiência dura aproximadamente 4 horas e custa R$ 690 por pessoa ( inclui transporte, acompanhamento de guia, piquenique e foto). Informações e Reservas: (54) 3295-7575,
Quem é Egon Filter?
Egon Filter é referência na astrofotografia. Desde os anos 1980 ele se dedica a fotografar a natureza, visitando destinos como Etiópia, Mali, Zanzibar, Tibet, Ladahk, Mongólia, Irã, Síria, Antártica, Chile e Bolívia.
A partir de 2013, ele teve a oportunidade de explorar bastante o fenômeno das auroras boreais no extremo norte da Escandinávia, em seis expedições com este propósito.
Atualmente, Egon mora em Cambará do Sul, dá workshops de como fotografar o céu e faz viagens para vários locais do Rio Grande do Sul para registrar as estrelas.
É dele a foto vencedora do concurso Capture the Dark, promovido pela International Dark-Sky Association, replicada no site da Nasa como “Foto Astronômica do Dia”, em setembro de 2021.