Últimas notícias:

Loading...

Governo de SP vai conceder trilha Caminhos do Mar à iniciativa privada

Futuro concessionário poderá explorar portarias, bilheterias, estacionamento, trilhas e outros ativos por 30 anos

Por: Redação

O governo de São Paulo publicou no Diário Oficial da última sexta-feira, 21, uma consulta pública para a concessão do Caminhos do Mar, conhecido pela vista para o litoral e monumentos históricos.

A vencedora deverá tornai o local, que fica no interior do núcleo Itutinga Pilões, do Parque Estadual Serra do Mar, ainda mais atrativo, estimulando o turismo.

A empresa deverá implantar atrações e serviços, realizar restauros nos monumentos históricos e fazer a gestão da visitação. Em contrapartida, poderá explorar serviços de ecoturismo e uso público por 30 anos

O edital prevê a implantação de portarias, bilheterias, loja de serviços, alimentação e a instalação de uma tirolesa, que funcionará como atração âncora do local.

A empresa também terá que melhorar as trilhas e reformar a Casa de Visitas, um dos monumentos históricos, que hoje está abandonado.

Crédito: Fundação FlorestalVista da Baixada Santista a partir dos Caminhos do Mar

Com 334 hectares, o Caminhos do Mar abriga um patrimônio ambiental precioso, caracterizado por Mata Atlântica de grande beleza cênica, além de um acervo histórico-cultural que marca períodos da história do desenvolvimento de São Paulo.

A preservação das reservas ambientais continuará sob a responsabilidade da SIMA (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente).

Crédito: Adriana Mattoso/Fundação FlorestalO Pouso do Paranapiacaba, antigo ponto de parada de carros durante a viagem entre Santos e São Paulo

No começo de fevereiro, a Fundação Florestou abriu as trilhas do Caminho do Mar para visitas autoguiadas.

A caminhada de 9 km (somente ida), contam com guias ambientais nos oitos monumentos históricos construídos em 1922, para comemorar o centenário da Independência do Brasil.

Antes só era possível fazer o percurso acompanhado de um guia e em datas pré-estabelecidas.

Restauro

O restauro dos oito bens tombados que compõem a Trilha dos Monumentos Históricos do Caminhos do Mar deverá ser feito valorizando o conjunto como monumentos únicos e independentes.

Crédito: Adriana Mattoso/Fundação FlorestalConstruída no final do século 18, a Calçada do Lorena foi a primeira ligação pavimentada entre São Paulo e o litoral

Os monumentos que ficam no percurso são: Rancho da Maioridade, Ruínas, Belvedere Circular, Pontilhão Raiz da Serra, Monumento do Pico, Padrão Lorena, Cruzeiro Quinhentista e Calçada do Lorena.

Os projetos executivos das obras já foram aprovados no Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).

Crédito: Fundação FlorestalO Rancho da Maioridade, ponto de descanso e reabastecimento durante a viagem entre São Paulo e Santos

Caminhos do Mar

Um dos principais atrativos dos Caminhos do Mar é a Calçada do Lorena, trilha de pedras por onde dom Pedro 1º passou para proclamar a Independência, em 1822.

Trata-se do primeiro caminho pavimentado com rochas ligando o planalto ao litoral, cujo objetivo era o tráfego de mercadorias (algodão, tabaco, anil e açúcar) no período colonial.

Construída durante o período colonial, a antiga Estrada Velha de Santos, como é conhecida, está fechada ao tráfego de veículos desde 1985.

Até 1947, quando foi inaugurada a Via Anchieta, ela era o único acesso à Baixada Santista.

Caminhos do Mar
Onde: Rodovia SP-148 (Caminhos do Mar), km 42, São Bernardo do Campo (SP)
Horário: sábados, domingos e feriados, a cada meia-hora a partir das 8h até as 11h30
Capacidade: 800 pessoas por dia, sendo 100 por horário.
Quanto: R$ 32 (estudantes pagam meia)
Informações: www.ingressosparquespaulistas.com.br