CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

Trilha Caminhos do Mar, em SP, será aberta para visitas autoguiadas

A caminhada de 9 km (somente ida), contará com guias ambientais nos oitos monumentos históricos

Por: Redação

A partir de 2 de fevereiro será possível fazer visitas autoguiadas pela trilha Caminhos do Mar, no Parque Estadual da Serra do Mar (PESM).

A caminhada de 9 km (somente ida), contará com guias ambientais nos oitos monumentos históricos construídos em 1922, para comemorar o centenário da Independência do Brasil.

Antes só era possível fazer o percurso acompanhado de um guia e em datas pré-estabelecidas.

Crédito: Fundação FlorestalVista da Baixada Santista a partir dos Caminhos do Mar

Os monumentos são tombados pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) desde os anos 1970.

Um dos principais atrativos dos Caminhos do Mar é a Calçada do Lorena, trilha de pedras por onde dom Pedro 1º passou para proclamar a Independência, em 1822.

Trata-se do primeiro caminho pavimentado com rochas ligando o planalto ao litoral, cujo objetivo era o tráfego de mercadorias (algodão, tabaco, anil e açúcar) no período colonial.

Crédito: Adriana Mattoso/Fundação FlorestalConstruída no final do século 18, a Calçada do Lorena foi a primeira ligação pavimentada entre São Paulo e o litoral

As outras atrações são o Rancho da maioridade, Pouso Paranapiacaba e a Casa de Visitas do Alto da Serra.

Construída durante o período colonial, a antiga Estrada Velha de Santos, como é conhecida, está fechada ao tráfego de veículos desde 1985.

Até 1947, quando foi inaugurada a Via Anchieta, ela era o único acesso à Baixada Santista.

Crédito: Fundação FlorestalO Rancho da Maioridade, ponto de descanso e reabastecimento durante a viagem entre São Paulo e Santos

Trilhas autoguiadas

A trilha poderá ser percorrida em pequenos grupos, sem acompanhamento de um monitor.

Em cada ponto de interesse ao longo do percurso haverá um monitor, que formará pequenos grupos para explicar a história do local.

Crédito: Adriana Mattoso/Fundação FlorestalO Pouso do Paranapiacaba, antigo ponto de parada de carros durante a viagem entre Santos e São Paulo

Na sequência, cada grupo ou pessoa segue por conta própria até o próximo ponto de interesse onde recebe orientação do próximo monitor, e assim sucessivamente até o final do roteiro.

O passeio dura, em média, cinco horas e tem nível de dificuldade médio.

É recomendado que o visitante leve mochila com água, lanche, repelente, protetor solar, toalha, máquina fotográfica, binóculo e outros materiais pessoais estritamente necessário. Use tênis antiderrapante, calça, camiseta, óculos e boné.

Caminhos do Mar
Onde: Rodovia SP-148 (Caminhos do Mar), km 42, São Bernardo do Campo (SP)
Horário: sábados, domingos e feriados, a cada meia-hora a partir das 8h até as 11h30
Capacidade: 800 pessoas por dia, sendo 100 por horário.
Quanto: R$ 32 (estudantes pagam meia)
Informações: www.ingressosparquespaulistas.com.br

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.