Guararema é opção de destino para famílias pertinho de SP
Cidade a 1 hora da capital é o destino certo para quem deseja fugir da rotina e aproveitar tudo o que a natureza tem a oferecer
Conexão com a natureza, patrimônios históricos. museus, boa gastronomia e passeio de trem. Essas são algumas das atividades que a cidade de Guararema, na região do Alto Tietê, oferece aos visitantes.
Conhecida como a “Pérola do Vale”, Guararema é uma boa opção de viagem curta. Situado a menos de uma hora da capital paulista, tem fácil acesso pelas rodovias Dutra e Ayrton Senna, sendo bastante indicada para as famílias que buscam um roteiro recheado de atrações sem perder horas na estrada.
Para as famílias com crianças, a cidade oferece diversas atrações. E o melhor, a maioria gratuita, como o Recanto do Américo (Pau D’Alho) e a Ilha Grande, pontos em que além da conexão com a natureza, com ampla presença de área verde e também com as encantadoras águas do Rio Paraíba do Sul, se une em harmonia a pontos instagramáveis únicos.
- 3 lugares para viajar sozinha no Brasil que você ainda não pensou
- Esqueça a praia: 3 lugares frios para viajar no brasil
- Viagens baratas para casais: 5 destinos incríveis no sudeste
- 10 parques naturais para visitar no Brasil
Atrativos naturais em Guararema
A Ilha Grande, situada bem no centrinho da cidade, permite uma caminhada em meio à natureza às margens do rio Paraíba do Sul, observando espécies exóticas da flora da Mata Atlântica, além da fauna nativa, como o esquilo caxinguelê, lagarto teiú e capivaras.
Já o Recanto do Américo abriga uma verdadeira escultura da natureza. O parque foi construído no entorno de uma sobreposição de pedras –cada uma medindo cerca de 9m de comprimento por 2,5m de altura, que são o ponto alto da trilha.
Passear pelas ruas do Centro também é muito interessante, com paradas estratégicas nas praças Coronel Brasílio Fonseca, onde há o tradicional coreto; e 9 de Julho, onde está a Igreja Matriz.
No meio do caminho, uma parada para compras no Mercado Municipal “Juvenal Alves Pereira”, e logo após, pode ser feita uma visita ao Parque de Lazer “Professora Deoclésia de Almeida Mello”, para aproveitar a sombra de árvores e o Centro Artesanal Dona Nenê.
Passeio de trem
O trem parte da estação central de Guararema, km 426 do ramal de São Paulo da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil, e segue em direção a estação Luís Carlos, localizada no km 433 da ferrovia, na vila de mesmo nome, totalizando 14 km de passeio (ida e volta).
Os passeios ocorrem aos sábados, às 14h30, e aos domingos em dois horários: às 10h e às 14h30. Os ingressos custam R$ 180,00 (inteira) e R$ 90,00 (meia), por pessoa.
Igrejas e lugares históricos
Situada no bairro da Freguesia da Escada, a 3,5 km do centro da cidade, a Igreja Nossa Senhora da Escada resistiu à ação do tempo, passou por reformas e ampliações até ser tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), em janeiro de 1941.
Além de sua arquitetura barroca, chama a atenção por abrigar uma das únicas imagens de São Longuinho, conhecido popularmente como o Santo das coisas perdidas.
Já a Igreja de Nossa Senhora da Ajuda foi construída por Manuel Pinto do Rego, por volta de 1682 em uma colina, às margens do Rio Paraíba e conta com uma escadaria de 81 degraus. A capela possui uma imagem de Nossa Senhora da Ajuda, em terracota, provavelmente de origem portuguesa.
Gastronomia diversificada
Em Guararema, a gastronomia complementa os serviços de hospedagem e o clima de interior que fazem o turista desejar conhecer cada vez mais esse pedacinho do Vale do Paraíba.
Ali é possível encontrar desde opções de comida caseira, com aquele tradicional toque mineiro, até pizzarias, bistrôs e restaurantes de gastronomia contemporânea.
A cidade ainda conta com diversas rotas turísticas para todos os tipos de visitantes.
Entre as opções, há roteiros para quem busca “Conhecer a Natureza“, para quem quer “Curtir com a Família“, para quem prefere “Conhecer a História” e até mesmo para quem procura opções de turismo rural, com café colonial e vivências com animais ideais para as crianças.