Últimas notícias:
Loading...

Ilha Anchieta, tesouro ecológico no litoral norte de SP

Por ser uma área de relevância ecológica, o fluxo de visitantes é limitado e todas as visitas devem ser agendadas

Para quem procura curtir praias e trilhas paradisíacas, natureza preservada, edificações históricas, hospedagem sustentável e gastronomia tradicional em um só lugar, certamente a melhor pedida do litoral norte de São Paulo é o Parque Estadual Ilha Anchieta.

Conhecida pelas praias de águas cristalinas e pelo verde da Mata Atlântica, a Ilha Anchieta é a segunda maior de São Paulo, com 828 hectares de área. Localizada a 8 km do continente e a 213 km da capital, abrigou na primeira metade do século 20 um presídio e instalações militares.

Praia na Ilha Anchieta, em Ubatuba, no litoral norte de SP
Créditos: Divulgação/Governo de SP
Praia na Ilha Anchieta, em Ubatuba, no litoral norte de SP

São sete praias e quatro trilhas que mesclam a exuberância da Mata Atlântica, costões rochosos e uma rica fauna silvestre:

A trilha da Praia do Sul liga as praias do Sul e das Palmas, passando pelo Mirante da Biodiversidade. Já a do Saco Grande passa pelas ruínas e termina em uma área rochosa de frente para o oceano e as ilhas de Búzios e Vitória, no Parque Estadual de Ilhabela,

Outra trilha é a da Represa, com o Mirante do Passado e Presente, com vista panorâmica das ruínas e da enseada das Palmas. A última e a Subaquática, com aquário natural, perfeita para observar o rico ecossistema marinho.

Ruínas do antigo presídio da Ilha ANchieta
Créditos: Divulgação/Governo de SP
Ruínas do antigo presídio da Ilha ANchieta

Não deixe de conhecer a capela Bom Senhor Jesus da Ilha Anchieta, erguida a partir das festividades em homenagem ao padroeiro da ilha, iniciadas em 1873.

O Centro de Visitantes, que funciona no antigo almoxarifado da prisão, possui espaço para exposições temporárias e exposição permanente sobre a fauna e a flora local.

As Ruínas do Presídio, que entre 1908 e 1955 abrigou uma prisão de segurança máxima, instalada na Ilha Anchieta para isolar indivíduos perigosos, também está aberta à visitação.

Hostel na Ilha Anchieta

Inaugurado em setembro, o complexo Green Haven Ilha Anchieta abriga o Hostel Mata Atlântica, instalado em um imóvel construído nos anos 1900 em frente à praia do Sapateiro, além de chalés, totalizando 70 leitos.

O local também conta com lanchonete e restaurante; guarderia com aluguel de equipamentos náuticos e churrasqueiras para aluguel.

Vista da Ilha Anchieta, no litoral norte de SP
Créditos: Divulgação/Governo de SP
Vista da Ilha Anchieta, no litoral norte de SP

Também possui fácil acesso a atrativos da ilha, como capela, centro de visitantes e ruínas do presídio, trilhas e praias.

O hostel é uma filial do Green Haven Ubatuba, vencedor de prêmios o Hoscars Awards 2023, como melhor hostel do mundo, e melhor hostel da América Latina em 2015 e 2020, também pela plataforma especializada Hostelworld.

Como chegar

Por ser uma área de relevância ecológica, o fluxo de visitantes é limitado e todas as visitas devem ser agendadas. O acesso é a partir do píer do Saco da Ribeira ou das praias da Enseada, Itaguá, do Lázaro e das Toninhas.

O trajeto dura 30 minutos em média e deve ser realizado apenas em embarcações credenciadas.