Guarda do Embaú aposta em crowdfunding para atrair turistas

19/08/2016 14:04 / Atualizado em 07/05/2020 03:58

Por Eduardo Cordeiro, da Garupa

A Guarda do Embaú, pertinho de Florianópolis, é uma das referências do verão no sul do país. Seu cenário é encantador: de um lado, uma vila de pescadores, onde ficam as pousadas, os bares, os restaurantes; de outro, uma das mais belas praias do país, com faixa de areia fina cercada por morros verdinhos; o rio da Madre, que corre entre a vila e a praia, completa essa paisagem de sonho.

 
 

Na alta temporada, a Guarda é uma festa. Mas o lugar recebe pouquíssima gente entre abril e outubro, mesmo com os dois espetáculos que ocorrem nesse período: a tradicional pesca da tainha e a chegada das baleias francas ao litoral catarinense. Esse desequilíbrio causa um impacto delicado na vida de seus moradores –a maioria ligada à atividade turística.

 
 

Para tentar resolver esse problemão, o Núcleo de Desenvolvimento Sustentável da Guarda do Embaú e a Raízes Desenvolvimento Sustentável criaram a campanha de financiamento coletivo Guarda Viva – Um novo jeito de viver e viajar a Guarda do Embaú. O objetivo do projeto é levantar R$ 22.400 para a cocriação, junto à comunidade local, de um cardápio de atividades que possam ser realizadas também na baixa temporada.

 
 

Os recursos também financiarão uma viagem-piloto, de 22 a 25 de setembro, para a adequação desse novo modelo de turismo sustentável –10 vagas na viagem são oferecidas como recompensa aos doadores da campanha, que também podem optar por hospedagens e refeições nas pousadas e restaurantes da Guarda, peças de artesanato, livro de fotografias e passeios. A campanha, na plataforma da Garupa, fica no ar até o dia 3 de setembro.

Para saber mais sobre a campanha, clique aqui.

 
 

 
 

Viajar pode fazer mais. Por você e pelos lugares que visita. Este é o lema da Associação Garupa, Organização Social de Interesse Público (OSCIP) que trabalha com o turismo sustentável como ferramenta para promover distribuição de renda e preservação de riquezas naturais e culturais do Brasil. A Garupa atua no apoio a comunidades e iniciativas em três frentes: por meio de consultoria para campanhas de crowdfunding, da realização de Expedições Garupa ou da divulgação de experiências sustentáveis através do Guia do Brasil Autêntico.