Ilha de Chiloé, um prato cheio de cultura no sul do Chile
Quando se fala em ilha do Chile, todo mundo já pensa de cara na Ilha de Páscoa, certo? Mas, quase no extremo sul do país, está a outra ilha que atrai turistas do mundo inteiro (e cada vez mais brasileiros também): a Ilha de Chiloé. Nós do Mundo à Volta decidimos visitar a ilha em janeiro desse ano, quando estávamos cruzando da Patagônia argentina para o Chile.
O verão é a melhor época para visitar Chiloé, já que a chuva dá uma trégua durante os meses de dezembro e março, e todos os povoados locais se preparam para viver meses intensos no turismo e na celebração da cultura local. Chegar por lá nesse período é um verdadeiro prato cheio para quem busca conhecer de perto o estilo de vida chilota.
Em janeiro, todos os pueblos de norte a sul organizam as famosas “fiestas costumbristas“, que são mostras típicas da culinária, música e artesanato local. Se você reservar um pouco mais de uma semana para visitar a região, pode percorrer tranquilamente os principais vilarejos, já que a ilha tem menos de 200km de comprimento de um extremos a outro.
- Economize viajando: 3 praias incríveis e baratas no Brasil neste verão
- Quer sossego no carnaval? 5 destinos no Brasil que não vão te decepcionar
- Barra dos Remédios, destino incrível para conhecer no Ceará
- 3 lugares BBB para viajar no Rio de Janeiro: bom, bonito e barato
Nas primeiras horas respirando Chiloé você já vai entender um conceito básico sobre os chilotes: eles são do campo, mas vivem do mar. Isso mesmo! E é nas festas típicas que você pode ver essa idiossincrasia ainda mais evidente, como, por exemplo, no principal prato típico da região: o curanto. Uma combinação de frutos do mar com linguiça, carne de porco e batatas. Bom, chega de falar, vamos te mostrar! Confira o vídeo que produzimos por lá e entenda essa cultura tão apaixonante pelas palavras de quem melhor sabe defini-la, o simpático povo de Chiloé.
https://www.youtube.com/watch?v=kFu7Hq4Z46c
Como chegar em Chiloé: a cidade grande mais próxima à ilha é Puerto Montt, de onde você pode pegar ônibus e barcos diários para cruzar até Ancud (onde o vídeo foi filmado). Puerto Montt está a mil quilômetros de Santiago e você pode chegar lá saindo da capital chilena tanto de ônibus quanto de avião.
Inscreva-se no nosso canal do Youtube para ficar por dentro da nossa viagem e não perder nenhum vídeo. Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Deixe seu comentário ou entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected].