Ilhabela e Montevidéu são ideais para quem quer prolongar a viagem
A Booking.com também apresentou o bondinho que foi transformando em quarto no Pão de Açúcar, no Rio
O que Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, Montevidéu (Uruguai) e Naha (Japão) têm em comum? Para os viajantes, são as cidades que oferecem o maior leque de atrações e que possibilitam prolongar a viagem. É o que revela uma pesquisa da plataforma de hospedagem Booking.com divulgada na manhã desta terça-feira, 12, em um evento no bondinho do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro.
Mais da metade dos viajantes globais (62%) disseram que escolheriam um lugar onde todas as atividades e atrações de seu interesse sejam próximas e que estas cidades reúnem esses atrativos.
O turista quer destinos que possam fazer coisas diferentes no mesmo lugar para economizar tempo”, diz Luiz Cegato, gerente de comunicação da Booking.com para América Latina.
- Como melhorar a memória naturalmente com exercícios físicos
- Saiba agora por que você precisa conhecer a Chapada Diamantina
- Black Friday: Hotéis e resorts oferecem descontos de até 60%
- Top 5 destinos de praia baratos perfeitos para um verão com baixo orçamento
A pesquisa Travel Predictions 2020 (Previsões de Viagens para 2020) –feita com 22 mil viajantes de 29 países que viajaram nos últimos 12 meses— revelou também que a maioria dos viajantes brasileiros (51%) quer fugir dos destinos massificados e está disposta a mudar seu destino original para um destino menos conhecido.
Outra tendência apontada pelo estudo para 2020 é que os viajantes estão preocupados em viajar com mais calma e explorar ao máximo o destino. Quarenta e oito por cento viajantes responderam que planejam escolher meios de transporte mais lentos para reduzir seu impacto ambiental e 61% preferem escolher uma estrada mais longa para aproveitar a viagem.
Neste quesito caminhar ou usar bicicletas, bondes e barcos estão entre os meios de transportes preferidos dos viajantes. Cinquenta e sete por cento dos viajantes disseram não se importariam em demorar mais para chegar ao destino usando um único meio de transporte. Da mesma forma, 64% gostariam de ter a sensação de voltar no tempo, fazer uma viagem em um trem histórico, como por exemplo, o Expresso do Oriente.
As outras tendências para 2020 são descobrir destinos com a tecnologia, viajar com os avôs, optar por destinos pet-friendly, planejar a viagem com base na gastronomia local e viajar mais na aposentadoria.
Hospedagem no bondinho
A Booking.com também apresentou à imprensa o bondinho que foi transformado em um quarto de hotel. Dois sortudos com direito a acompanhante terão a oportunidade de passar a noite nesta acomodação inusitada que foi montada num dos cartões-postais mais emblemáticos do Rio de Janeiro, o Pão de Açúcar.
De acordo com Luiz Cegato, o processo de reserva levou apenas três minutos. Um turista francês casado com uma carioca que mora nos Estados Unidos e um casal de Guarujá (SP) são os felizardos que irão para passar uma noite inesquecível no quarto instalado na Praça dos Bondes.
Eles pagaram R$ 200 pela experiência, que ficou disponível para reserva entre os dias 29 e 30 de outubro.
Além de dormir no bondinho de 1972, os hóspedes farão um tour guiado pelo Pão de Açúcar e jantarão no Clássico Sunset Club, um sofisticado restaurante localizado no topo do Pão de Açúcar, com vista para toda a cidade.
A iniciativa faz parte de um a estratégia global da Booking.com, que oferece ações de hospedagens inusitadas ao redor do mundo. No Brasil, esta é a segunda ativação. No ano passado a empresa instalou um quarto temático dentro do estádio do Pacaembu, em São Paulo.
Ao todo, foram cerca de 30 acomodações inusitadas instalados em diversas partes do mundo.
*O jornalista viajou à convite da Booking.com