Intercâmbio: os melhores destinos para aprender espanhol
Pelo menos 44 países têm a língua espanhola como idioma comum
O espanhol está entre os quatro idiomas mais falados do mundo. De acordo com o site Socientifica, como língua materna, são 460 milhões de falantes, e como língua secundária, cerca de 74 milhões.
Dominar o espanhol é também ter uma carta muito forte na manga, pois diversas empresas multinacionais se comunicam através dele. Não é à toa que muitos estudantes optam por países hispanófonos como destino para seus intercâmbios.
Quem deseja dominar o espanhol procura escolas de idiomas ou cursos online, mas para obter uma experiência mais imersiva, compreendendo e fazendo parte da cultura do país, é de suma importância se planejar para fazer um intercâmbio. Em destinos clássicos para aprender o idioma, o intercâmbio costuma ser mais barato.
“O câmbio para estudar em países da América Latina proporciona um programa de intercâmbio muito mais acessível, uma vez que a moeda é mais barata que o real. No caso da Espanha, apesar de ser euro, dá para aproveitar a localização do país para conhecer outros países da Europa”, explica Alexandre Argenta, presidente da Belta – Associação de Agências de Intercâmbio do Brasil.
Com ajuda da Belta, listamos cinco destinos para quem deseja realizar um intercâmbio para aprender espanhol.
Mas antes de contratar um pacote de intercâmbio, confira se a agência tem o Selo Belta, assim a garantia de não cair numa furada é maior. Saiba mais aqui.
1 – Espanha
O primeiro da lista não poderia ser outros. O país europeu é o berço do espanhol e conta com algumas variações em relação à língua falada na América, o que torna a experiência ainda mais enriquecedora. Apesar de ter um dos custos de vida mais caros da Europa, com um bom planejamento é possível fazer um intercâmbio no país.
2 – México
O México é uma ótima opção por ter tantos elementos já conhecidos dos brasileiros, graças ao intercâmbio de produtos culturais. A população é amistosa e o país tem uma infraestrutura preparada para receber estudantes estrangeiros.
O espanhol usado no México possui semelhança com a língua falada na Espanha, então se torna uma boa alternativa para quem deseja um aprendizado mais próximo ao tradicional, mas com o preço bem mais acessível por não ser o dólar. Vale também considerar os riquíssimos patrimônios culturais.
3 – Argentina
O país é uma ótima opção de destino para o intercâmbio de quem quer aprender espanhol, pois os brasileiros têm facilidade para entrar e circular pelo país. Um dos fatores que mais influencia a escolha é a moeda mais barata que o real. Isso faz com que, drasticamente, o intercâmbio na Argentina seja mais barato que para outros países que possuem o dólar ou o euro.
Em algumas regiões o sotaque pode ser mais difícil de compreender, como acontece em Buenos Aires. Mas estudando em uma escola especializada e convivendo diariamente com os nativos, é possível se adaptar facilmente às particularidades do idioma na região.
4 – Chile
O Chile possui um ensino de qualidade e oferece vantagens aos brasileiros por ser integrante do Mercosul. A capital, Santiago, proporciona opções de atividades para aproveitar a estadia nas diferentes épocas do ano.
As paisagens representam desertos e áreas glaciais, incluindo uma variedade de lugares para visitar e enriquecer a experiência. Além de ser fácil conseguir os intercâmbios “work and travel”, que permitem você estudar e trabalhar, aumentando o contato com a população e o aprendizado sobre a cultura da região.
5 – Colômbia
O país possui um sotaque mais fácil de entender, pois os nativos não possuem uma fala tão acelerada quanto em outras regiões, facilitando na compreensão do idioma e potencializando o aprendizado.
Apesar de ser apenas um país associado ao Mercosul, não sendo de fato um membro, a Colômbia garante benefícios aos estudantes em intercâmbio. É possível encontrar várias instituições renomadas para quem deseja estudar a língua nativa, principalmente em Bogotá e Cartagena.