Interior de SP tem festival gastronômico dedicado à jabuticaba
Festival em Casa Branca (230 km da capital) terá grande de variedade de pratos inspirados na fruta
A jabuticaba é a estrela de festival gastronômico que acontece nos dois próximos fim de semana em Casa Branca, no interior de SP. O evento, que chega à sua sexta edição, retorna após dois anos suspenso por conta da pandemia.
O Festival Gastronômico da Jabuticaba acontece no Largo do Rosário com música, artesanato, roteiros turísticos e, principalmente, uma variedade de pratos que levam a fruta como ingrediente principal ou acompanhamento.
O festival reunirá restaurantes, estandes e barracas com cardápios personalizados que exploram a criatividade e versatilidade gastronômica da fruta, que está em plena época de colheita.
- Como melhorar a memória naturalmente com exercícios físicos
- Black Friday: Hotéis e resorts oferecem descontos de até 60%
- Costa das Baleias: 4 destinos para conhecer e se encantar
- São Roque (SP) tem tour enogastronômico e passeios históricos
As atrações culturais também integram a programação do 6º Festival Gastronômico da Jabuticaba durante seis dias (de 16 a 25/09), com shows de artistas locais e regionais, artesanato e roteiros turísticos.
A jabuticaba na gastronomia
O chefe de cozinha Volmar Zocche comanda mais uma vez o menu com os principais pratos a serem apresentados no evento. Formado na Academia de Cozinha Italiana em Milano e premiado três vezes com o “Maestro della cucina Italiana nel Brasile”, o profissional trará a equipe da Escola de Gastronomia Espaço Bambu para compartilharem diversas opções com a temática do festival.
Zocche exibe nesta edição a salada verde servida na cesta de queijo provolone com vinagre de jabuticaba, prato de sua própria autoria. Os visitantes também poderão saborear refeições como ravioli recheado de creme de queijo com casca de jabuticaba, servido com molho de jabuticaba, e sobremesas como a pannacota com calda de geleia de jabuticaba.
‘Capital da jabuticaba’
A cidade de Casa Branca está localizada a 230 km da capital paulista e possui pouco mais de 30 mil habitantes. Ao todo, existem mais de 50 mil pés de jabuticaba na região, ultrapassando até mesmo o número da população. O município é considerado o líder da produção da fruta no estado de São Paulo e o segundo maior do país, atrás apenas de Goiás.
A região conta com caminhos para trilhas, campos e diversas opções para amantes de história. O roteiro cultural da cidade conta com 33 casarões do tempo áureo do café e pontos históricos com propriedades que vão do colonial mineiro até o estilo Belle Époque.
A florada da jabuticaba ocorre entre os meses de agosto e setembro, período de extrema importância da safra para a economia local e nacional.