Irmãos brasileiros viajam pelo mundo em projeto social

Por: Redação

Dois irmãos, um carro, uma causa social, muita coragem e aventura para se viver. Assim começou a expedição “Me Leva Junto” em outubro de 2015 e que hoje é mais conhecida como “Hepatitis Zero Expedition”.

Em dezembro de 2017 a expedição terminou sua primeira etapa, “Américas, onde viajaram 20 países, visitaram 274 cidades e percorreram todo o continente americano.

Objetivo dos irmãos é divulgar a campanha mundial Hepatitis Zero, passando informações sobre a doença e fazendo testes

Quando partiram para a aventura, Fred Mesquita, 32 anos, e José Eduardo, 34 anos, colocaram como meta realizar centenas de milhares de exames e conhecer todos os continentes do mundo.

Além de impactar mais de 50 mil pessoas nesta primeira etapa do projeto, os irmãos aventureiros de Presidente Prudente sequer sonhavam que iam almoçar com presidentes, nadar com tubarão-baleia e ainda que seriam convidados de honra em um banquete feito por um morador de rua, que vivia em uma casa de barro. E passar perrengues como quase serem sequestrados no México, terem a barraca congelada e o carro quebrado por conta do frio da Patagônia.

O Toyota Bandeirante se transformou numa casa para os irmãos

Fred e José Eduardo enfrentaram fenômenos naturais como vulcão na Nicarágua, terremoto no Chile e o furacão que assolou o Caribe e parte da América Central. E tudo isso a bordo do Carona –um Toyota Bandeirante 1998, que estacionou e virou noites em locais inesperados, como quartel de bombeiro, posto policial, estacionamento da famosa rede Walmart ou no meio do fim do mundo, na Patagônia.

Os irmãos em Ushuaia, na Patagônia argentina

Foram tantas histórias que a aventura acabou virando livro –que deve ser lançando em maio.

Em “A Verdade em Busca de um Sonho” os irmãos narram as reviravoltas dessa expedição que, no Brasil, realizou 8 mil testes rápidos e diagnosticou 100 portadores de hepatite, que tiveram as vidas salvas ao serem encaminhados ao tratamento.

O projeto, que tem como meta levar conhecimento e orientação para milhares de pessoas no mundo sem diagnostico para hepatite, também teve reuniões com universidades, autoridades e especialistas em saúde e unidades do Rotary Club pelas Américas.

Financiamento coletivo

Para tornar o livro viável, Fred e José Eduardo recorreram ao financiamento coletivo.  A meta é arrecadar R$ 39 mil para custear as despesas de edição, registros e impressão do livro.

O valor que ultrapassar a meta será usado para combustível e manutenção do carro, que hoje é o maior gasto da expedição.

A campanha vai até o dia 9 de março. Saiba como contribuir em: www.catarse.me/melevajunto