Islândia é o país mais seguro do mundo; Brasil é o 116ª

Dos cinco primeiros do ranking, quatro se localizam na Europa

De acordo com o Global Peace Index, divulgado pelo IEP (Institute for Economics & Peace), o nível de segurança de uma nação pode ser medida a partir de alguns fatores, como qualidade dos serviços públicos, baixo nível de corrupção, igualdade de gênero, circulação de informações e distribuição de renda.

A gente nem precisa fazer muita conta para concluir que o Brasil não anda fazendo a lição de casa. No relatório de 2019, em que o instituto avaliou o nível de paz em 163 países, o Brasil ficou na 116ª posição, atrás de Kosovo, Haiti, Guatemala e Turcomenistão.

A Nova Zelândia ficou em 2º lugar no ranking de países mais seguros do mundo, de acordo com o Global Peace Index 2019
Créditos: ndrea Lai/Flickr-Creative Commns
A Nova Zelândia ficou em 2º lugar no ranking de países mais seguros do mundo, de acordo com o Global Peace Index 2019

Dos cinco primeiros do ranking, quatro se localizam na Europa (confira galeria de fotos abaixo). O primeiro lugar ficou para a Islândia, considerado o país mais pacífico do mundo, desde 2008.

Dos países menos seguros do planeta, também segundo o ranking do IEP, as últimas cinco posições estão no Oriente Médio e no norte da África (Afeganistão, Síria, Sudão do Sul, Iêmen e Iraque).

Apesar das crises política, econômica e social a que o mundo vem assistindo, nos últimos anos, os resultados de 2019 mostraram que houve um leve aumento no nível médio da paz global, após uma estagnação de cinco anos.

Ainda de acordo com o Institute for Economics & Peace, a pontuação média melhorou em 86 países e piorou em 76 nações.

Confira o ranking abaixo:

Em parceria com Viagem em Pauta

O Viagem em Pauta é o projeto pessoal do jornalista Eduardo Vessoni, profissional que atua com turismo desde 2008 e já colocou os pés em todos os continentes.

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário viagemempauta

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.