Israel vai exigir visto eletrônico de turistas brasileiros

A partir de 1º de agosto, será cobrado valor de NIS 25, cerca de R$ 36,00, pela emissão do visto eletrônico

A partir de agosto, turistas brasileiros que desejarem visitar Israel precisarão emitir uma autorização eletrônica antes de iniciarem sua viagem.

O ETA-IL (Autorização Eletrônica de Viagem, em português) deverá ser solicitado com pelo menos três dias de antecedência, pois sua autorização pode ser imediata ou levar de 24h a 72h. 

Portão de Damasco, entrada para a cidade velha de Jerusalém
Créditos: Noam Chen/Ministério do Turismo de Israel
Portão de Damasco, entrada para a cidade velha de Jerusalém

Segundo o Ministério de Turismo de Israel, a medida tem como objetivo simplificar e acelerar o processo de entrada no país de visitantes de nações que atualmente são isentas de visto, como é o caso do Brasil.

Atualmente para entrar em Israel, brasileiros precisam apenas de uma passaporte com validade até o final da viagem.

Como vai funcionar o visto eletrônico para entrar em Israel

O sistema ETA-IL estará aberto, a partir de 1º de junho, para envio de inscrições como um programa piloto apenas para titulares de passaportes americano e alemão. Durante a fase, a apresentação da candidatura será voluntária as demais nacionalidades e isenta de cobrança.

A partir de 1º de agosto, será cobrado valor de NIS 25, cerca de R$ 36,00, pela emissão do visto eletrônico. O valor não é reembolsável.

Após a aprovação do ETA-IL, os turistas brasileiros poderão permanecer em Israel por até 90 dias. O visto eletrônico será válido por até dois anos ou até o vencimento do passaporte do viajante, eliminando a necessidade de múltiplas solicitações durante este período.

Quem obtiver um novo passaporte ou alterar seu nome, sexo ou país de cidadania, deverá solicitar uma nova autorização de viagem.

Quando o sistema estiver disponível, a autorização poderá ser solicitada no site: https://israel-entry.piba.gov.il/apply-for-an-eta-il-1/

Como está o turismo em Israel?

De acordo com o Ministério do Turismo do país, o turismo de Israel está em retomada, e o aeroporto Internacional Ben Gurion (principal porta de entrada) está operando normalmente.

Praia na cidade de Tel Aviv, que está as com atrações turísticas abertas ao público
Créditos: Divulgação/VisitarIsrael
Praia na cidade de Tel Aviv, que está as com atrações turísticas abertas ao público

A maioria das cidades do país, como Tel Aviv, Jerusalém, Mar Morto, Negev e Galileia, estão completamente ativas, com todas as atrações turísticas abertas ao público, segundo nota do ministério enviada à Catraca Livre.

“Israel é um país seguro para se visitar, e todas as áreas turísticas são rigorosamente monitoradas para garantir a segurança dos nossos visitantes”, afirma Pini Shani, diretor-geral adjunto e chefe de Administração de Marketing do Ministério do Turismo de Israel.