Jurema Águas Quentes é oásis de águas termais no Paraná
Complexo formando por dois resorts bem distintos oferece atividades para toda a família, além de águas quentinhas, é claro!
Se alguém lhe dissesse que no interior do Paraná tem um destino com águas quentinhas o ano todo, você acreditaria? Pois bem! Este lugar existe e fica em Iretama, no centro-oeste do estado.
Maior complexo de águas termais do sul do Brasil, o Jurema Águas Quentes é um verdadeiro oásis de águas termais, que esbanja luxo e sofisticação.
O mega complexo hoteleiro está instalado numa área de 3,4 milhões de m² e é formado por dois resorts bem distintos: Lagos de Jurema Termas Resort e o Jardins de Jurema Convention & Termas Resort –este último inaugurado em agosto de 2019. Juntos, ambos somam 336 apartamentos.
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
Mas antes de falar dos atrativos do Jurema Águas Quentes, é preciso voltar algumas décadas. O terreno, que antes abrigava uma fazenda, foi adquirido pela família Constantino Miguel em 1968 com suas fontes de águas termais para ser um complexo de lazer.
Em uma declaração de amor à sua esposa, Jurema Miguel, o patriarca Delcides Costantino Miguel batizou as fontes de águas termais naturais como Termas de Jurema. Nascia ali, o sonho de um projeto que mudaria a história de Iretema e região.
A descoberta das fontes ocorreu ainda na década de 1940, mas somente nos anos 60, após análises do DNPM (Departamento Nacional de Proteção Mineral), elas ganharam fama por conta de terem as águas com maior quantidade de sais minerais benéficos à saúde.
As águas do Jurema Águas Quentes têm efeitos relaxantes, diminuindo a tensão e a insônia, além de ser hidratantes e desintoxicantes.
Por conta disso, um dos focos do complexo é o bem-estar. Destaque para o Spa, que oferece mais de 30 tipos de massagens e terapias, como banho de vinho e drenagem linfática facial, e produtos exclusivos. Uma das opções é A terapia de turmalinas negras.
Outro atrativo é a lama negra de origem orgânica, com sais depositados por centenas de anos pelas águas termais. Ela tem propriedades benéficas à pele e, por isso, é considerada medicinal, em especial no combate a dermatoses de origem fúngica ou bacteriana. Além disso é um excelente esfoliante para a pele.
O complexo possui um circuito termal, com hidromassagem, ofurô e caminho dos sentidos –leito de água com fundo de pedrinhas para massagear os pés.
Complexo de águas termais para família
O primeiro empreendimento foi o Lagos de Jurema Termas Resort, um hotel de “montanha” em estilo europeu, que atualmente conta 184 com decoração clássica. Desde que abriu às portas, o resort se transformou em um dos destinos preferidos dos paranaenses por conta das águas termais com propriedades terapêuticas.
A vocação do Jurema Águas Quentes é receber famílias, em sua maioria com crianças pequenas. Algumas frequentam o empreendimento há anos e o hábito é passado de geração para geração. O sucesso sem dúvidas está nas piscinas de águas termais.
Ao todo são 19 opções com águas frias e naturalmente quentes, que emergem da fonte do Aquífero Guarani a uma temperatura de 42ºC, propícias para estimular o relaxamento. A maioria delas fica no Lagos de Jurema.
Além das piscinas termais, o complexo oferece uma variedade de atividades para os hóspedes, como trilhas para caminhada, cavalgada, passeios de bicicleta, pesca esportiva, tirolesa, quadras de tênis, campo de futebol. playgrounds para crianças e um enorme lago para contemplação.
Os Jardins de Jurema
Empreendimento mais novo do complexo, o Jardins se diferencia do Lagos pela proposta mais luxuosa. Logo na entrada, a fachada de inspiração grega já dá a pista do que o hóspede vai encontrar. Requinte em cada detalhe e muito verde –característica do complexo Jurema Águas Quentes.
Com 152 apartamentos divididos em quatro prédios, o Jardins veio para somar com mais opções de hospedagem, gastronomia, lazer, além de um robusto centro de convenções.
Na área de lazer, o resort conta com oito piscinas de águas quentes. A estrutura também conta com saunas, academia, sala de jogos eletrônicos, baby room, “coworking”, mini golf, beach tennis, campo de futebol society, tênis, vôlei e espaço para o chá.
O Jurema Águas Quentes trabalha no sistema de pensão completa, apenas as bebidas são pagas à parte. O restaurante Gardênia funciona em sistema de bufê no café da manhã, almoço e jantar.
Já o Flor da Mata é à la carte e abre apenas no período noturno mediante reserva antecipada. Para petiscar e tomar drinks, o Espaço Bambu e o Sports Bar contam com um clima mais descontraído, além de outros dois bares molhados.
Resort 2 em 1
Outra característica do Jurema Águas Quentes é que toda aa infraestrutura dos dois resorts –Jardins e Lagos– podem ser usufruída pelos hóspedes dos dois hotéis. Apenas alimentação e bebidas são pagas à parte. Os dois empreendimentos são separados por uma ponte. Basta alguns minutos de caminhada.
As acomodações de ambos resorts têm frigobar, ar-condicionado, TV a cabo, telefone, secador de cabelos, cofre, e são abastecidos com água mineral termal nas torneiras e no chuveiro.
O uso de bicicletas, patinetes e motos elétricas são gratuitos e requer agendamento pela Central de Lazer, assim como passeios a cavalo e charrete, pedalinho, arborismo e tirolesa.