Kûara: o novo hotel padrão cinco estrelas de Arraial D’Ajuda
Público esperado pelo empreendimento é o mesmo dos proprietários: os mineiros
Segundo o SBClass (Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem), do Ministério do Turismo, um hotel cinco estrelas deve oferecer uma lista de 14 serviços inclusos em uma diária: de concierge até salão de beleza, spa, lojas e transporte especial ou de troca diária das roupas de cama e banho até serviços de cofre para todos os quartos e suítes com, no mínimo, 17 m² — banheiros precisam ter mais de 4 m² e possuir ao menos uma banheira.
Mesmo com todas as exigências, o Nordeste possui uma grande coleção de hotéis e resorts nesses padrões: estimativas extra oficiais sugerem que há ao menos uma centena de estabelecimentos desse porte entre os Estados da região.
Agora, a Bahia ganhou mais um deles: no segundo semestre do ano passado, na praia do Mucugê, distrito de Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, no litoral sul da Bahia, foi inaugurado o sofisticado Kûara Hotel — segundo publicações especializadas, ele foi inspirado em outros empreendimentos baianos de mesmo padrão, como o Nannai Resort & Spa, em Porto de Galinhas, na pernambucana Ipojuca.
- Black Friday: Hotéis e resorts oferecem descontos de até 60%
- Arraial d’Ajuda: As 3 aventuras que estão bombando no destino
- Marriott oferece descontos imperdíveis na Black Friday
- Brotas (SP) recebe 1ª edição de evento literário
Com o conceito de “hotel pé na areia” e uma infraestrutura rústica, ele cobre uma área de aproximadamente 27 mil m² cujos ambientes são projetados para se integrar a natureza local: da praia à vegetação ao redor.
A ideia foi do renomado arquiteto David Guerra, que fez questão de basear toda a obra no uso da madeira. Além dele, assinam as peças do mobiliário o designer Gracia Mendes, da Prodomo, e Franccino Giardini, enquanto o projeto luminotécnico ficou a cargo de Mônica Rohlfs, um dos nomes nacionais da área.
Segundo Ricardo Andrade, agente de turismo de uma consultoria de Belo Horizonte, não é apenas pelo fato dos proprietários do hotel serem mineiros que atrai a clientela do estado para o resort, mas a própria cidade.
A uma hora de avião da capital mineira (ou 1 mil km de estrada), Arraial d’Ajuda é um dos destinos preferidos dos turistas que saem de Minas Gerais nas férias ou em feriados. A proximidade com Porto Seguro e Trancoso também favorece a busca, já que são alguns dos principais destinos turísticos do estado e do país.
Os requintes do resort, porém, são os pontos altos do seu padrão –e o que garante altas pontuações em sites como Booking.com e TripAdvisor: todas as 46 suítes são distribuídas em blocos cercados pelos jardins e áreas de Mata Atlântica e têm, além dos elementos comuns a hotéis, como TV e frigobar, amplas varandas, máquina de café, cofre, cama box, cortinas com blackout e wi-fi exclusivo.
Os banheiros possuem iluminação LED para maquiagem, balança, secador de cabelos e linhas de produtos da francesa L’Occitane. A ideia é terminar ainda neste ano um Spa L’Occitane na área de convivência.
O Kùara ainda possui, na área de convivência, uma sauna a vapor com vista para o mar, duas quadras de tênis de saibro, academia de ginástica, um bar, uma adega (com seleções da equipe de sommeliers do Verdemar, com inúmeros rótulos importados de vários países) e uma extensão demarcada na areia da praia com sofás, almofadas e espreguiçadeiras.
Um dos grandes atrativos do hotel são as piscinas revestidas com pedras vulcânicas e vista infinita para o mar. A maior, de adultos, possui ainda hidromassagem com 12 jatos direcionados, enquanto a menor, para crianças, é acessível quase sem precisar sair da água.
Por fim, além da estrutura, um hotel cinco estrelas precisa ter uma comida no mesmo nível e, por isso, os proprietários apostaram na culinária regional e nos detalhes da apresentação, servindo os hospedes em louças de Ouro Preto (MG) produzidas em pedra sabão (por causa dos turistas e artesãos mineiros) e em um ambiente repleto de flores nativas e móveis rústicos. No jantar, o restaurante abre ao público local.