Mude de carreira: 5 experiências de viagem para largar seu emprego

Você fica triste quando chega segunda-feira? Você não está sozinho

Por: Raquel, da Worldpackers

Você fica triste quando chega segunda-feira? Fique calmo! Você não está sozinho. Mais da metade dos brasileiros gostaria de trabalhar com algo diferente do que fazem hoje para serem mais felizes. Só não sabem como. Viajar é uma forma de transformação onde, além de conhecer novas culturas você pode conquistar novas habilidades e mudar de carreira profissional.

Além de um trabalho diferente, você pode voltar de seu ano sabático com um idioma novo no currículo e até se tornar um nômade digital e continuar viajando.

Crédito: WorldpackersComo mudar de carreira

Confira abaixo cinco experiências para se conectar com seu propósito, largar seu emprego e ser feliz.

1 – Viver em uma cabana com neve nas montanhas da Califórnia

A experiência de fazer um intercâmbio nos EUA gerenciando uma cabana de madeira com lareira, neve na janela e chocolate quente é sua chance de desenvolver o inglês, aprender sobre hotelaria, snowboarding, culinária e ter um espaço para compartilhar ideias, fazer parcerias e largar seu emprego chato.

Crédito: WorldpackersComo mudar de carreira nos Estados Unidos

Esta experiência diferentona no ITH Big Bear Mountain Adventure Lodge é perfeita para conhecer viajantes do mundo todo, entrar em contato com a natureza, viajar pela California, praticar aulas de yoga e até aprender a dançar. Já parou para pensar em suas habilidades? Pode ser que dentro das atividades que você faz como hobbie, você possa encontrar uma oportunidade de viajar e ganhar dinheiro com freelas, gigs ou part time jobs.

Os nômades digitais são uma galera que viaja e trabalha de qualquer lugar do mundo e a produção de conteúdo e de vídeo, a fotografia, a programação e o marketing digital são algumas das profissões mais exercidas.

2 – Se desconectar durante 1 mês em uma ecovila brasileira

Aprender, estudar e fazer contatos são práticas essenciais para quem busca largar o atual emprego e mudar de carreira. Porém, o autoconhecimento é o caminho mais certeiro para encontrar um propósito e ganhar mais força e energia para seguir seus objetivos. Morar em uma ecovila, durante um mês, é uma experiência que promove introspecção e contato com a natureza, sem perder, é claro, a qualidade de fazer novos amigos que a viagem promove.

Crédito: WorldpackersComo largar seu emprego no Brasil

Aproveite esse tempo para você para aprender muito sobre permacultura, agrofloresta, bioconstrução, agricultura orgânica e os ciclos naturais da terra. Plantar, colher e construir são tarefas que podem te conceder toda a estrutura necessária para enfrentar novos desafios.

Nesta oportunidade no Rio Grande do Norte você vai aprender na prática, praticar yoga, ganhar três refeições veganas e orgânicas por dia e voltar com um certificado da experiência para seu currículo. Quem sabe você não se apaixona pela cozinha vegetariana e muda de carreira? Ou ainda, aprende a subir uma casa e viaja projetando e construindo casas?

3 – Apoiar uma ONG com crianças em Uganda, na África

Diferente de outras oportunidades para fazer voluntariado com crianças e conhecer outras realidades, a Gayela Children Foundation convida voluntários para colocar a mão na massa. Literalmente. A ideia do projeto é fazer pães deliciosos. Esses pães são vendidos e o lucro é revertido para a fundação que além de cuidar de crianças, trabalha com cultivo e plantação.

Crédito: WorldpackersComo mudar de carreira na África

Depois dessa experiência, você se tornará um profissional melhor em todos os sentidos. Além de sair da sua zona de conforto e sentir na pele outra realidade, você vai conhecer outra cultura de forma mais profunda e ter a oportunidade de viver as margens do rio Nilo e trabalhar a empatia. Mesmo que você decida não largar seu emprego, você vai ser sua melhor versão. Veja o que José María achou dessa experiência: “Quando me inscrevi nessa aventura, tinha certeza de que não me arrependeria, mas quando ela terminou, fiquei ansioso para voltar o mais rápido possível”.

4 – Cuidar de cavalos em uma homestay no Reino Unido

Já imaginou aprender tudo sobre os cuidados que um cavalo precisa? Uma linda fazenda em Shropshire, no Reino Unido, está convidando voluntários para trabalhar na Inglaterra com cavalos de competição e morar na Europa sem pagar por hospedagem.

Crédito: WorldpackersComo mudar de carreira na Inglaterra

Neste condado super próximo a fronteira com o País de Gales, você vai conviver com gatos, cachorros, patos e entender como funciona treinar cavalos que pulam, correm e ganham prêmios em competições. Além de aprender sobre o mundo dos equinos, você vai voltar desta experiência falando inglês, o que vai melhorar o seu currículo e te abrir muitas portas necessárias para quem pensa em largar o atual emprego.

Todas as refeições na Highgrove House são inclusas e você pode aproveitar o final de semana para viajar pela Inglaterra. Veja o que Emanuelle achou da experiência: “Não tenho palavras para descrever como foi gratificante conhecer essa família. Eu me senti muito bem-vinda sem mencionar que todo mundo já acorda sorrindo e com aquele brilho nos olhos. Cuidar de animais é lindo, todos eles são muito dóceis e adoráveis, de cavalos a patinhos. Só agradeço a Terri e toda a família por me receber com tanto amor e carinho. Já sinto sua falta”.

5 – Surfar no Mediterrâneo, morar na Europa e largar seu emprego

Já pensou em trabalhar em Portugal? Esse sonho de mudar de carreira pode ficar ainda melhor! Se você é comunicativo e está cansado de fazer a mesma coisa todos os dias, este Surf Camp em Cascais precisa de ajuda para receber os hóspedes que chegam nesta mansão com piscina pertinho do mar.

Crédito: WorldpackersComo largar seu emprego e morar na Europa

Durante sua experiência de ajudar no funcionamento deste lugar incrível, você vai receber café da manhã, pranchas de surfe à disposição, aulas de yoga e três dias livres para aproveitar a cidade e fazer pequenas viagens nos arredores de Portugal. Morar na Europa com certeza vai fazer toda a diferença no seu currículo e na sua experiência pessoal. Conviver com uma galera good vibes e aprender com suas diferentes percepções e visões de mundo também. Quem sabe sua mudança de carreira esteja relacionada ao surfe ou suas respostas nas ondas do mar?

Como saber se é a hora certa de viajar e mudar de carreira?

Seja na Europa, na África ou na América do Sul, pertinho da sua casa, fazer uma experiência de voluntariado e viajar vai revolucionar sua rotina maçante. A hora de largar seu trabalho, mudar de carreira e começar a fazer o que ama é agora.

Para encontrar novos caminhos e soluções para problemas que parecem gigantes atrelados ao medo da mudança, testar, arriscar e se reconectar com quem você sempre quis ser são atitudes fundamentais. Sua viagem pode durar um mês, um ano ou se transformar em sua rotina como nômade digital. Você pode ir sozinho, com amigos ou com o amor da sua vida. As habilidades desenvolvidas também podem ser completamente novas ou uma especialização de um talento próprio.

O importante é fazer as malas e aproveitar este momento que não volta, o fim do ano e o incômodo para transformar sua segunda-feira em um dia de sorrir.

Quer encontrar uma oportunidade de viajar como voluntário pelo mundo, se descobrir e mudar de carreira? Os leitores da Catraca Livre tem 20% de desconto para se tornar um membro da Worldpackers, aprender com outros viajantes, ter acesso a oportunidades de freelas, gigs.

Use o código CATRACALIVRE10 e bora viajar!

Raquel Pryzant é jornalista de viagem e junto ao time de conteúdo da Worldpackers, comunidade com mais de 1.5 milhões de viajantes e anfitriões pelo mundo, trabalha para que mais pessoas possam viver experiências transformadoras pelo mundo.
1
03:32
Viva Chile: um passeio pela beleza da Cordilheira dos Andes
Está com viagem marcada para Santiago e ainda não faz ideia do que fazer na capital chilena? Então, antes de …
2
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
5
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
6
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
7
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …
8
01:01
Zipflyer: a tirolesa só para quem tem MUITA coragem
A Zipflyer, é considerada a maior tirolesa do mundo e fica localizada em Pokhara, no Nepal. Ela conta com 1850 …