México deixa de exigir vistos físicos de brasileiros
A decisão valerá também para os cidadãos mexicanos que pretendem visitar o Brasil.
O México vai deixar de exigir visto físico de turistas brasileiros. Os pedidos voltam a ser eletrônicos. A medida foi anunciada na tarde desta terça-feira, 18, pelo Ministério das Relações Exteriores e ainda não tem data para entrar em vigor.
Com a medida, não será mais necessário ir à “repartições consulares para solicitar visto de visita para fins de turismo e negócios nos dois países”, diz a nota do Itamaraty.
A decisão valerá também para os cidadãos mexicanos que pretendem visitar o Brasil.
Visto para entrar no México
O México passou a exigir o visto de brasileiros em agosto de 2022 por pressão dos Estados Unidos para conter a entrada de imigrante ilegais através da fronteira com o território mexicano.
Estão dispensados da exigência os viajantes que têm visto americano ou canadense válidos.
Para conseguir o visto para o México, é necessário primeiro que o viajante agende um horário para atendimento na Embaixada mexicana em Brasília ou nos consulados em São Paulo ou no Rio de Janeiro. Também é preciso pagar uma taxa de US$ 48 (R$ 250).
Documentos necessários para obter o visto mexicano
- Formulário do visto, frente e verso, em uma só página, com foto recente 3×4 colorida, com fundo branco
- Original e cópia de passaporte válido
- Documentos, originais e cópias, que comprovem vínculo empregatício e contracheque (holerite) dos últimos três meses ou Decore dos últimos três meses
- Extratos bancários dos últimos três meses
- Documentos, originais e cópias, que comprovem posse de um imóvel