10 programas imperdíveis para fazer no México

Confira um roteiro com coisas imperdíveis para fazer na capital mexicana e arredores

Por: omelhordaviagem | Comunicar erro

O México é um país que te surpreende pelos contrastes e seduz pelas surpresas e segredos que são revelados a cada esquina. Cheio de ritmos e cores, rico em cultura e história, com um povo alegre e simpático e milhares de atrações para encantar qualquer turista.

O belo Teatro Nacional
Crédito: Ana Paula GarridoO belo Teatro Nacional
Uma metrópole arborizada
Crédito: Ana Paula GarridoUma metrópole arborizada

Para quem tiver pouco tempo de passagem pela Cidade do México, elaboramos um roteiro com coisas  imperdíveis para fazer na capital:

1 – Atravessar séculos de história em apenas um quarteirão

Crédito: Ana Paula GarridoO centro da cidade

Com boas atrações turísticas concentradas no Centro Histórico, a sugestão é começar um tour pelo Zócalo, como a Praça da Constituição é conhecida. A imponente Catedral Metropolitana, o belo Palácio Nacional e a zona arqueológica do Templo Mayor, importantes museus e lindos exemplares de casarões coloniais, são algumas atrações imperdíveis para ter uma imersão na cultura mexicana e passear por diferentes séculos de histórias concentrados em um único quarteirão.

2 – Tomar um gostoso café na Casa dos Azulejos

Uma linda casa de azulejos construída no século 16, chamada na época de Palácio Azul, com azulejos chineses que foram desenhados exclusivamente para decorar a sua fachada. A casa guarda em suas paredes memórias de amor, de terremotos e até de crimes e histórias de fantasma.

Crédito: Ana Paula GarridoO lindo interior da casa abriga um restaurante

Hoje, o espaço abriga a tradicional Sanborns, cadeia latina de restaurantes e lojas e o local é um convite irrecusável para tomar um café ou chá no charmoso pátio enquanto admira a beleza do casarão.

3 – Mergulhar no universo da Frida Kahlo

Crédito: Ana Paula GarridoA Casa Azul de Frida

Uma das atrações mais visitadas na cidade, a encantadora Casa Azul, onde Frida cresceu e viveu até a sua morte, promete um mergulho no universo criativo da artista. Os vários ambientes guardam obras e objetos pessoais de Frida e do seu marido Diego Rivera.

Crédito: Ana Paula GarridoOs artigos pessoais que mostram o estilo da artista

Frases nas paredes, objetos de decoração, a cadeira de rodas no estúdio de pintura, a cozinha amarela e modernosa para a época, dão uma pista da personalidade autêntica do casal de artistas, que vivia cercado de intelectuais e pessoas ligadas às artes, cultura e política.

Crédito: Ana Paula GarridoO estúdio de arte de Frida

4 – Passear pelo Bosque de Chapultepec

Crédito: Ana Paula GarridoUm oásis na cidade

O Bosque de Chapultepec é a  maior área verde da cidade, onde estão o belo Castelo, o museu de Arte Moderna e o imperdível Museu de Antropologia, lindos  bosques, lagos, fontes, monumentos, auditório, zoológico, jardim botânico, jardim para a terceira idade, refúgio para leitura, etc.

Crédito: Ana Paula GarridoO mirante do Bosque

5 – Conhecer o castelo que foi transformado em museu

Crédito: Ana Paula GarridoO castelo merece a visita

O lindo castelo de Chapultepec, faz parte da gigantesca área verde do Bosque. Ele é um  patrimônio nacional que muito orgulha os mexicanos. Em 1939, o castelo foi transformado no Museu Nacional de História e abriga um riquíssimo acervo, que guarda a rica história do México. Aproveite o dia para curtir  um passeio pelo belo parque e depois conhecer o interessante museu e admirar a linda arquitetura do castelo.

6 – Visitar o imperdível Museu Nacional de Antropologia

Crédito: Ana Paula GarridoA famosa Pedra do Sol

Também situado no Bosque de Chapultepec, o fantástico Museu Nacional de Antropologia merece uma visita demorada. Imperdível conhecer o riquíssimo acervo com raros artefatos arqueológicos, desde a era pré-colombiana, passando pelas civilizações maia e asteca.

7 – Ouvir o som dos Mariachis na Praça Garibaldi

Crédito: Ana Paula GarridoO show dos Mariachis

Folclórica e turística, porém irresistível, a Praça Garibaldi é um convite a conhecer dois patrimônios mexicanos, a Tequila, bebida mais popular do país e a música dos Mariachis. O local é repleto de restaurantes e os grupos musicais com os artistas vestidos à caráter, aguardam os turistas para em troca de alguns trocados, tocarem músicas que são ouvidas nos 4 cantos da praça.

Crédito: Ana Paula GarridoGarrafa de Tequila em formato de bolsa

Vale a pena visitar também o interessante Museu da Tequila e Mezcal, com uma enorme variedade de garrafas.

8 –  Flanar pelo bairro de San Ángel e ir no  Bazar Sábado

Crédito: Ana Paula GarridoO colorido artesanato mexicano

Se estiver na cidade do México durante o fim de semana, um programa imperdível  para fazer no sábado é passear pelo charmoso bairro de San Ángel e dar uma voltinha pela famosa feira de artesanato.

Crédito: Ana Paula GarridoA morte no México é celebrada com alegria

O “Bazar Sábado” faz a alegria dos turistas, pela maravilhosa feira de artesanato, com peças lindíssimas. O bairro inteiro é uma festa principalmente nesse dia.

Crédito: Ana Paula GarridoA arquitetura do bairro

Imperdível caminhar pelas ruas de pedra, admirar as lindas casas, entrar nas lojas e mercados repletos de arte, artesanato e comidas típicas.

9 –  Conhecer as  pirâmides de Teotihuacán

Crédito: Ana Paula GarridoA pirâmide do sol

Distante apenas 50 km da cidade do México estão os vestígios milenares da civilização Teotihuacán. O mistério e a beleza das construções, a Pirâmide do Sol, a Pirâmide da Lua e a Calçada dos Mortos, devem ser um programa obrigatório para quem visita a cidade do México.

10 – Almoçar em uma caverna

Crédito: Ana Paula GarridoRestaurante La Gruta em Teotihuacan

Já pensou em almoçar em um restaurante que fica dentro de uma caverna? Depois de conhecer as pirâmides, aproveite para almoçar num lugar muito diferente no caminho e finalize sua viagem ao México com essas experiências inesquecíveis.

Se quiser saber de outras programações imperdíveis para fazer na Cidade do México, clique aqui e confira O melhor da viagem sobre o México

Ana Paula Garrido, do Blog O Melhor da Viagem,  viajou com apoio  do Conselho de Promoção Turística do México (CPTM) e Destination Management Services de Mexico  (DMS de México),  Consulado Mexicano em São Paulo, com chip de celular Mysimtravel e seguro de viagem GTA.
Autor: omelhordaviagem

Ana Paula Garrido é editora e jornalista de O melhor da viagem, blog sobre viagens, lugares e coisas imperdíveis pelo mundo, para você conhecer, curtir e viajar!

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário O Melhor da Viagem da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
01:45
Visitamos uma fantástica fábrica de chocolate
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
01:20
Karol Conka indica 2 lugares incríveis para conhecer em Curitiba
Convidada pelo Colaí Indica para falar sobre os seus rolês favoritos em Curitiba, cidade natal da rapper, Karol Conka mostrou …
5
03:31
Conheça o Embalse El Yeso, na Cordilheira dos Andes
Perfeito tanto para quem passará várias dias em Santiago, ou até mesmo para quem terá uma passagem breve pela cidade, …
6
02:49
A lama de Brumadinho respinga no governo do Bolsonaro
7
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
8
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …