México começa a exigir visto de brasileiros; veja como tirar
Atualmente, para entrar no país a turismo ou negócios, brasileiros precisam apenas apresentar o passaporte
Planejando ou tem viagem marcada para o México? Então é bom ficar atento. A partir do dia 11 de dezembro os brasileiros precisarão de visto para entrar no país.
O acordo de isenção de vistos com o Brasil, válido desde 2004, foi revogado na última sexta-feira, 26. Segundo o governo mexicano, a medida é para conter o grande número de brasileiros que usavam o benefício para trabalhar ilegalmente em território mexicano ou para tentar atravessar clandestinamente para os Estados Unidos.
Ainda segundo o governo mexicano, a decisão já foi comunicada ao Brasil e é temporária, embora não tenha anunciado sua validade.
- 3 destinos imperdíveis perto de Brasília e nenhum é a Chapada dos Veadeiros
- Sarcopenia em idosos: exercícios que promovem saúde e autonomia
- TAAG oferece bagagem extra gratuita; saiba mais
- Por que, segundo estudo, este tipo de alimento aumenta o risco de ataque cardíaco?
“Os cidadãos da República Federativa do Brasil que pretendem entrar no país como visitantes (…) devem solicitar o visto nos termos das disposições legais aplicáveis”, diz a nota publicada no jornal oficial do governo mexicano.
Atualmente, para entrar no México a turismo ou negócios, viajantes brasileiros precisam apenas apresentar o passaporte.
#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?
Segundo o jornal O Globo, o governo brasileiro estuda aplicar o princípio de “reciprocidade proporcional” e exigir visto dos turistas mexicanos.
Dados das autoridades americanas apontam que, entre outubro de 2020 a setembro de 2021, mais de 46 mil brasileiros foram detidos na fronteira entre EUA e México. Isso é bem mais do que o dobro do registrado em 2019, quando eram 18 mil. Entre os detidos pelos agentes de fronteira, os brasileiros são os sextos mais numerosos.
Como tirar o visto para entrar no México
Os brasileiros portadores de passaporte comum, que desembarcarem no México por via aérea, como turistas ou a negócios (sem autorização para realizar atividades remuneradas), deverão solicitar, antes da viagem, autorização eletrônica para entrada no país: Link para acesso ao formulário: www.inm.gob.mx/sae/publico/pt/solicitud.html.
Para os brasileiros que pretendem entrar no México via terrestre ou marítima, será preciso solicitar um visto físico junto às autoridades consulares mexicanas.
Já os brasileiros que possuam visto ou autorização de residência válidos para Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Japão ou em qualquer dos países integrantes do espaço Schengen estarão dispensados do trâmite da autorização eletrônica.
México virou destino queridinho dos brasileiros
Durante a pandemia do novo coronavírus, o México virou destino queridinho dos brasileiros, em especial os famosos, já que não impôs nenhum tipo de restrição na quarentena.
Muitos brasileiros também usaram o México para cumprir a quarentena obrigatória 14 dias antes de entrar nos EUA.