México pode voltar a isentar visto de turistas brasileiros
O país passou a exigir o visto de brasileiros em agosto de 2022 por pressão dos Estados Unidos
Ótima notícia para quem está planejando viajar para o México e conhecer suas paradisíacas praias de águas cristalinas. O governo mexicano pode voltar a isentar turistas brasileiros do visto para entrada no país.
A informação foi revelada por Mauro Vieira, ministro da Relações Exteriores do Brasil, na última quarta-feira, 24, durante audiência pública na Câmara dos Deputados.
O ministro brasileiro indicou para o México que, por causa do princípio da reciprocidade, o Brasil teria que exigir o visto para os mexicanos que entrassem no país.
No entanto, a medida está em negociação e ainda não tem data oficial para a isenção começar a valer. Vieira afirmou que há um mês conversou pessoalmente com o chanceler mexicano Marcelo Ebrard e tudo indica uma decisão favorável aos brasileiros.
Já em relação a outros países na mesma situação – como Japão, Canadá, Austrália e Estados Unidos – o ministro indicou que a retomada da exigência de visto, baseada na reciprocidade, deve acontecer a partir de outubro.
Visto para o México
O país passou a exigir o visto de brasileiros em agosto de 2022 por pressão dos Estados Unidos para conter a entrada de imigrante ilegais através da fronteira com o território mexicano. Estão dispensados da exigência os viajantes que têm visto americano ou canadense válidos.
Para conseguir o visto para o México, é necessário primeiro que o viajante agende um horário para atendimento na Embaixada mexicana em Brasília ou nos consulados em São Paulo ou no Rio de Janeiro. Também é preciso pagar uma taxa de US$ 48 (R$ 250).
Documentos necessários para obter o visto mexicano
- Formulário do visto, frente e verso, em uma só página, com foto recente 3×4 colorida, com fundo branco
- Original e cópia de passaporte válido
- Documentos, originais e cópias, que comprovem vínculo empregatício e contracheque (holerite) dos últimos três meses ou Decore dos últimos três meses
- Extratos bancários dos últimos três meses
- Documentos, originais e cópias, que comprovem posse de um imóvel