Museu Mazzaropi, em Taubaté (SP), reabre ao público
Espaço reúne acervo sobre trajetória do ator e cineasta Amácio Mazzaropi
O ator, cineasta e humorista Amácio Mazzaropi é uma figura importante na história do cinema brasileiro. Além de atuar e eternizar personagens marcantes, como Jeca Tatu, criado por Monteiro Lobato, o artista teve sua própria produtora.
Batizada de PAM Filmes, a companhia ocupava um terreno de 160 mil m² na cidade de Taubaté (SP). Hoje, o espaço abriga atrações como o Hotel Fazenda Mazzaropi, a Cachaçaria Mazzaropi e o Museu Mazzaropi, que reabre suas portas ao público após passar um período fechado por conta da pandemia.
Fundado em 1992, o museu reúne um acervo completo sobre a vida de Amácio, que estrelou filmes como “Jeca Tatu”, “Chofer de Praça” e “Um Caipira em Bariloche”. São mais de 20 mil itens, que variam desde fotos até documentos, móveis e objetos usados nas gravações. Além disso, os visitantes podem ver de perto alguns dos equipamentos que a PAM Filmes usava para desenvolver suas produções entre 1950 e 1980.
- Beber água na garrafa de plástico aumenta a pressão? Veja o que diz a ciência
- 3 destinos incríveis para viajar em março no Brasil e aproveitar muito
- Falta de higiene bucal pode aumentar risco de câncer de cabeça e pescoço
- Universidade da Espanha oferece 30 bolsas para brasileiros
Na exposição permanente “Mazzaropi, o Brasil e a Felicidade”, por exemplo, é possível ver como Mazzaropi viu o Brasil mudar, principalmente por conta da transformação de São Paulo em uma grande metrópole. A experiência reúne música, arte, ciência e objetos cenográficos.
O local também conta com um anfiteatro para 350 pessoas, que recebe eventos como o Festival de Cinema e a Semana Mazzaropi. Além disso, os visitantes podem aproveitar o passeio para conhecer o Empório Mazzaropi, que tem filmes e livros do artista.
Funcionamento e regras sanitárias do Museu Mazzaropi
Enquanto estava fechado, o Museu Mazzaropi passou por uma série de atualizações para receber os visitantes da forma mais segura possível. As instalações receberam os equipamentos necessários para prevenir a disseminação da covid-19, enquanto os colaboradores realizaram treinamentos especiais comandados por uma consultoria especializada em vigilância sanitária.
Atualmente, o complexo funciona aos sábados e domingos, das 8h30 às 12h30. Já os tours especiais para grupos são realizados durante a semana e aos finais de semana, mas precisam ser agendados com, no mínimo, dez dias de antecedência. As reservas podem ser feitas no telefone (12) 3634-3446 ou e-mail [email protected].
O passeio pelo local dura, em média, uma hora. Vale a pena destacar que o uso de máscara é obrigatório em todas as áreas internas do museu.