Noruega é um dos melhores lugares do mundo para ver aurora boreal
Fenômeno ocorre com maior probabilidade e intensidade entre os meses de novembro e março
A aurora boreal é um dos fenômenos mais belos da natureza. Ela pode ser observada ao redor do mundo, em regiões próximas ao Círculo Polar Ártico. Sua ocorrência se dá a partir do outono, no final de setembro, mas com maior probabilidade e intensidade entre os meses de novembro e março.
Ir à caça da aurora boreal pode ser uma bela aventura, especialmente na Noruega. Durante a temporada, uma grande variedade de atividades como expedições fotográficas, passeios de caiaque, de snowmobille, de trenó ou até mesmo a cavalo.
Em toda a região norte da Noruega é possível avistar a aurora boreal. Alguns dos principais destinos turísticos que oferecem essa experiências são as cidades de Alta, Bodø e Kirkenes, as Ilhas Lofoten e Svalbard e a região do Cabo Norte (ponto mais ao norte da Europa, localizado na ilha de Magerøya).
- 8 cursos gratuitos sobre sustentabilidade e ESG
- Sintomas comuns de câncer de fígado que podem ser confundidos com indigestão ou outras condições mais simples
- Estes são os motivos pelos quais você deve parar de roer a unha
- Tirar cidadania italiana vai ficar mais cara em 2025; entenda
Tromsø, a capital da aurora boreal
Tromsø é conhecida como a capital da aurora boreal. A cidade está localizada a 350 km ao norte do Círculo Polar Ártico e é a maior da região norte do país. Por lá, as chances de presenciar o fenômeno da aurora boreal são altas e o grande diferencial é que os visitantes podem ter essa experiência com toda estrutura e conforto.
O acesso a Tromsø é muito simples. Lá está um dos principais aeroportos do país, que recebe voos diários de inúmeras cidades norueguesas e também de capitais europeias.
Hurtigruten
Na Noruega, é possível ter a experiência de observar a aurora boreal a bordo de um navio. A empresa Hurtigruten oferece um percurso de 12 dias durante o inverno que vai à caça das luzes. E, de quebra, os viajantes ainda passam pelas belíssimas ilhas de Vesterålen e Lofoten, além de cidades como Bergen, Ålesund, Trondheim e, claro, Tromsø.
Se os passageiros não conseguirem ver o fenômeno neste trajeto, a empresa oferece outro cruzeiro gratuitamente.
Aplicativo ajudar a “caçar” aurora boreal
O Visit Norway (órgão que promove o turismo no país) oferece um aplicativo exclusivo para quem está à caça da aurora boreal.
O Norway Lights promete aumentar as chances de conseguir vislumbrar o fenômeno, oferecendo uma previsão do tempo e probabilidade de ocorrência para cada cidade norueguesa em tempo real e de forma super prática. Ele está disponível para Android, iOS e Windows.
Hotel de gelo na Noruega
Na Noruega também é possível viver a incrível experiência de se hospedar em um hotel de gelo. O Sorrisniva Igloo Hotel, localizado a 20 km da cidade de Alta, no norte do país, começa sua temporada no dia 19 de dezembro e permanece aberto até 2 de abril de 2019.
Além de bar e restaurante, a estrutura do hotel ainda oferece diversas atividades como safári de snowmobile, jacuzzi externa, passeio de trenó puxado por renas, pescaria no gelo e muito mais. Tudo isso com uma boa chance de se vivenciar a maravilha do fenômeno da aurora boreal.
Outra opção de hotel de gelo é o Snowhotel localizado na cidade de Kirkenes. Além da arquitetura de gelo e todas as atividades típica da região, ele também oferece chalés de madeira com vista panorâmica, possibilitando que os hóspedes possam avistar a aurora boreal no conforto do próprio quarto.
Povo Sami
Na região norte da Noruega, onde acontece o fenômeno da aurora boreal, é também onde residem os Samis, povo indígena da Lapônia. Além de conhecê-los de perto e aprender mais sobre suas tradições, os turistas ainda podem embarcar em um passeio guiado por eles, a bordo de um trenó puxado por renas.
Os samis conhecem como ninguém a região e, além de divertida, essa pode ser uma ótima experiência cultural.