Noruega: o caminho do troll e a história de Geiranger

A rota cênica norueguesa mais espetacular e o fiorde escandinavo que é uma das paisagens mais icônicas do planeta

Um dos países que compõem a Escandinávia, a Noruega é mundialmente conhecida por possuir um dos mais altos índices de desenvolvimento humano e por ser casa de umas das populações mais felizes do mundo.

Na década de 1970, quando descobriu o petróleo no mar do Norte, o país conseguiu angariar recursos para desenvolver uma das mais ricas economias da atualidade e tem o turismo como um dos mais fortes atrativos.

Vista panorâmica do fiorde de Geiranger, um dos mais belos do mundo
Créditos: Ladiras/iStock
Vista panorâmica do fiorde de Geiranger, um dos mais belos do mundo

A Noruega é dona de locais belíssimos, que são ricos em histórias ancestrais do povo escandinavo e lendas folclóricas além, é claro, de ter um fiorde como patrimônio da Unesco com alto risco de tsunami iminente.

O nome da Noruega tem origem em línguas nórdicas antigas e significa “o caminho para o norte”. É também uma referência à localização geográfica norueguesa, que se situa no extremo norte europeu e também mundial. Parece longe, mas uma coisa que aprendi com a distância é que longe é um lugar que não existe e a caminhada sempre vale a pena.

O país está cheio de atrativos que devem ser considerados como rota principal de qualquer viajante, como a Trollstigen e o fiorde de Geiranger, que ficam a cerca de 8 horas de viagem, por terra, de Oslo, a capital norueguesa.

Uma sugestão é alugar um carro saindo da capital e partir para o norte em uma aventura única. Tudo que você precisa é de boas companhias, uma mochila equipada e sua playlist favorita de estrada para construir lembranças ao longo de um caminho inesquecível.

Trollstigen: o caminho do Troll

A Trollstigen (O Caminho dos Trolls, em norueguês), é a rota mais icônica do país, é um caminho curioso que fica a 67 km de Geiranger e que normalmente permanece aberta apenas entre maio e outubro.

A cénica Trollstigen e suas curvas infindáveis
Créditos: @jutahamtani
A cénica Trollstigen e suas curvas infindáveis

A estrada se destaca por seus mirantes, cachoeiras e paredões rochosos encontrados numa sequência de onze curvas acentuadas. A estrada é fantástica e as curvas são surpreendentes. O cenário é de tirar o fôlego e até o motorista mais experiente vai precisar dobrar a atenção na hora de atravessar o caminho cheio de curvas e cachoeiras.

No passado, Trollstigen era uma importante passagem de transporte entre as aldeias Valldal e Åndalsnes. Quando a estrada abriu em 1939, não demorou muito para que se tornasse uma atração turística.

A Trollstigen conta com alguns mirantes ao longo da estrada
Créditos: @jutahamtani
A Trollstigen conta com alguns mirantes ao longo da estrada

No topo dessa estrada cheia de curvas exóticas existem dois mirantes onde é possível enxergar as 11 curvas que formam a estrada, um denominado The Trolls Path Viewpoint, e o último chamado Plattingen.

O caminho a pé até os mirantes é feito em cima de passarelas. Lá de cima, os visitantes ficam aflitos e torcem pelos carros lá na estrada criando estratégias de caminhos e torcendo pelos veículos passarem sem nenhum problema em cada grande curva.

A estrada é fantástica e as curvas são surpreendentes
Créditos: @jutahamtani
A estrada é fantástica e as curvas são surpreendentes

A rota é tão cênica que foi local de gravação da série de sucesso “Succession”, da HBO MAX. Na quarta temporada muitas cenas foram gravadas no país e podemos ver os irmãos Roy passando pela Trollstigen.

A lenda dos trolls

Porque caminho do troll? Além de todo esse belíssimo cenário, a Noruega também é lar de grandes histórias com personagens misteriosos e mitológicos que fazem parte das histórias folclóricas e contos infantis.

A verdadeira origem das histórias dos trolls é difícil de definir pois a maioria das lendas nórdicas eram contadas de boca a boca pelos antigos habitantes.

Placa anuncia a presença de “trolls”
Créditos: @jutahamtani
Placa anuncia a presença de “trolls”

Mas o que se sabe até aqui é que os trolls são seres sobrenaturais, que gostam de viver durante a noite e se escondem em cavernas, montanhas ou florestas. Não são criaturas bonitas e nem inteligentes.

Diz a história que os trolls se transformam em pedra à luz do sol. A Noruega é um país rochoso, com muitos penhascos e fiordes e, por isso, dá a impressão de que é possível ver figuras humanas nas formações rochosas. Não precisa de muita imaginação para ver um troll camuflado no cenário que compõem a Noruega.

Fiorde de Geiranger

Geiranger é um povoado super charmoso, com uma minúscula população de pouco mais de 200 habitantes, e tem o turismo como sua principal fonte de renda. O local é cheio de história e beleza, agrada qualquer tipo de visitante, desde os que querem se hospedar em hotéis cinco estrelas até os que gostam de acampar.

Geiranger possui o segundo maior porto de cruzeiros da Noruega
Créditos: @jutahamtani
Geiranger possui o segundo maior porto de cruzeiros da Noruega

Entre os meses de maio e setembro, período de alta temporada, é quando a vila fica mais cheia , mais de 300 mil turistas passam por lá e a maior parte dos visitantes chega de navio, pois, apesar de Geiranger estar a mais de 100 quilômetros da costa, possui o segundo maior porto de cruzeiros da Noruega e recebe cerca de 140 a 180 navios na alta temporada.

A beleza natural e impressionante de Geiranger atrai pessoas de todo mundo, e em 2005 a Unesco incluiu o Geirangerfjord em sua Lista de Patrimônios Mundiais, o que fez o lugar ganhar ainda mais fama e visitantes.

O vilarejo de Geiranger mais de 300 mil turistas todos os anos
Créditos: @jutahamtani
O vilarejo de Geiranger mais de 300 mil turistas todos os anos

Tem algumas cachoeiras maravilhosas, como a famosa Cachoeira das Sete Irmãs. São sete riachos distintos que formam sete cachoeiras, a mais alta chega a 250 metros.

Os fiordes nada mais são do que imensos vales rochosos preenchidos pela água do mar e que foram esculpidos pelo descongelamento de geleiras com profundidade que podem chegar a várias centenas de metros.

A famosa Cachoeira das Sete Irmãs
Créditos: @jutahamtani
A famosa Cachoeira das Sete Irmãs

Um fato curioso sobre o lugar é que o fiorde está o tempo todo sob observação de especialistas pois tem um grande risco de ter um “tsunami”.

O tsunami

A pequena aldeia de Geiranger está localizada no final do fiorde na foz do rio Geirangelva. A montanha Akerneset que está entrando no fiorde está o tempo todo sob observação por especialistas, pois tem grande risco de desabar.

As enormes ‘paredes’ de rochas do fiorde Geiranger
Créditos: @jutahamtani
As enormes ‘paredes’ de rochas do fiorde Geiranger

A montanha tem uma fenda que se expande de dois a 15 centímetros a cada ano e geólogos estimam que se o deslizamento ocorresse, o impacto das rochas diretamente na água do fiorde causariam uma grande onda, um “tsunami”, cerca de 30 metros de altura, isso devastaria toda a costa em seu entorno.

A chance de o “tsunami” acontecer em Geiranger é dado como certo, não se tem uma ideia de quanto tempo vai demorar para que aconteça, mas a população já foi avisada que em qualquer sinal de alerta, os habitantes e quem estiver na vila, tem cerca de 30 minutos para conseguirem deixar o local.

O filme norueguês “A Onda” retrata o drama real que poderá acontecer ao vilarejo de Geiranger. É um filme de 2015 dirigido por Roar Uthaug. Representou a Noruega no Oscar de melhor filme estrangeiro em 2016.