Noruega: Tour ‘gourmand’ de bike em Oslo
Por Heitor e Silvia Reali
Perambular de bike pela encantadora Oslo é um jeito de conhecer seus museus, descobrir a memória medieval nas proximidades do Castelo de Akershus, ou giravoltear entre as esculturas do Vigelandsanlegget –Parque Vigeland. Este amplo espaço com jardins, lagos e fontes é pontilhado de esculturas em granito do artista Gustav Vigeland, e representam o amor, a maternidade, o trabalho, o sexo.
Vale notar no final do percurso uma escultura com quatro velhos que erguem uma criança, para Gustav uma metáfora da eternidade.
Seguindo esse itinerário os ciclistas se deparam com bistrozinhos, cafés, além de pequenos e muito simpáticos restaurantes dirigidos por uma moçada descolada e esportista. Assim, quando bater aquela fome é possível se deliciar com o tradicional frokost, café acompanhado de waffes, queijos de sabor pungente como os de leite de cabra, geito, ou mysost, geleias de frutas frescas ou mel, que caem bem com pães artesanais com sementes diversas.
- Chapada dos Veadeiros terá ‘balada terapêutica’ em julho
- Surpreenda-se com aventuras e cidades descoladas de Palm Beaches
- O dólar subiu? 7 dicas para viajar sem se preocupar com isso
- Descubra pratos vegetarianos criativos e onde ficar em Punta Gorda
Já para a hora do almoço, o lunsj, nada melhor do que saborear as iguarias dos chefs noruegueses onde os peixes sempre são o destaque, afinal é um país com extensa linha costeira diante do oceano Atlântico e do mar de Barents: salmão, lagostas, ou frutos do mar, servidos com vinho branco aromático e seco, ou uma cerveja encorpada.
Mas, se a preferência for um lanche rápido, então uma versão do paraíso é entrar em um konditori, bistrô especializado em doces divinos, ou um especialíssimo smorgasboard, sanduíches de peixes ou carnes.
Para o middog, ceia, vale escolher um restaurante com janelas sobre a cidade iluminada como num conto de fadas. Aí a comida será uma viagem cultural-gastronômica de grande prazer. Os viajantes poderão escolher entre os pratos tradicionais noruegueses, como o fiskesuppe, laks, orret, respectivamente sopa de pescado, salmão, truta, e sobremesa o blotkake, bolo extra macio recheado com frutas e cobertura de creme de marzipam.
Agora um toque gourmand especial para os amantes da bicicleta –um piquenique. Nem será preciso pedalar muito para encontrar o lugar perfeito, pois a cidade é rica em áreas verdes. Mas, atenção! Os noruegueses alertam que trolls, uma das criaturas fantásticas que povoam a natureza de seu país, adoram xeretar nas cestas para surrupiarem uma guloseima! Skal!!!