Nova rota turística abriga a maior cachoeira acessível do Brasil
Atrações envolvem oito municípios próximos ao Distrito Federal
A maior cachoeira acessível do país, a maior praia artificial da América do Sul e a Gruta dos Milagres. Estes são alguns dos atrativos da rota turística Região Encantos do Planalto Central, em Goiás.
O roteiro reúne oito municípios próximos ao Distrito Federal: Abadiânia, Alexânia, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo e Planaltina de Goiás.
Entre os atrativos da rota turística Região Encantos está o Salto do Itiquira, a maior cachoeira acessível do país com seus 168 metros, em Formosa; a única propriedade rural do ex-presidente Juscelino Kubitschek, em Luziânia; o maior domo de cristal lemuriano do planeta, em Cristalina; e a maior praia artificial da América do Sul, no lago Corumbá IV.
- Pressão alta: como combater a hipertensão com 5 alimentos naturais
- Prado (BA) tem praias quase desertas e cenários de tirar o fôlego
- Indícios de que você tem intolerância à lactose
- 5 experiências de turismo comunitário na Amazônia
Com essa nova rota, Goiás consolida sua posição como um destino turístico diversificado, oferecendo aos visitantes uma experiência única, repleta de belezas naturais e culturais.
O estado já conta com outras 11 rotas turísticas, cada uma destacando aspectos únicos e paisagens deslumbrantes, como as Chapadas dos Veadeiros e das Emas.
Atrativos da nova rota turística de Goiás
Abadiânia
O centenário Santuário de Nossa Senhora de Abadia e São Roque, guarda uma arquitetura do século 18 e 19 e uma igreja que chama à atenção pela sua construção, atraindo milhares de devotos no mês de agosto.
Alexânia
A capital do artesanato goiano, em Olhos D’Água, vilarejo que é distrito de Alexânia, é destaque pela cultura do artesanato, música, teatro de mamulengos, gastronomia e pelo povo simples e acolhedor.
O alambique Cambéba, onde é produzida a Cachaça Cambéba Orgânica, permite aos turistas visitarem a destilaria, onde podem tirar fotos e entender o processo de produção.
Cristalina
A Pedra Chapéu do Sol que é um enorme bloco de granito que pesa mais de 100 toneladas e está equilibrada há milhões de anos em uma base de inexplicáveis 40 centímetros de diâmetro; o maior domo de Cristal Lemuriano do planeta que é conhecido como um agente de cura metafísico.
Formosa
O Salto do Itiquira que é a maior cachoeira acessível do país com seus 168 metros e que está situado no Parque Municipal do Itiquira.
Formosa é conhecida como “Berço das Águas”, por possuir em seu território importantes nascentes de bacias hidrográficas: Bacias do Amazonas, Bacia do Prata e Bacia do São Francisco.
As rampas de voo livre (parapente e asa delta) são consideradas por muitos, as melhores térmicas do país, recebendo o título de “Havaí do Voo Livre”.
Luziânia
A cidade de Luziânia abria a maior praia artificial da América do Sul, no lago Corumbá IV, o maior clube de pesca esportiva do país e a única propriedade rural do ex-presidente Juscelino Kubitschek.
Também merecem destaque as Cavalhadas e as festas do Divino, do Peão de Boiadeiro e do Doce de Marmelo –a marmelada de Luziânia é famosa em todo o Centro-Oeste brasileiro.
Novo Gama
A cachoeira dos Segredos possui cerca de 100 metros de queda em meio a um lindo cânion com paredão de pedra repleto de verde.
Planaltina
A Lagoa Formosa, nascente do rio Maranhão, com seus vários clubes, balneários e hotéis, que atraem visitantes das cidades da região aos finais de semana.
Para amantes de adrenalina, Planaltina tem ainda a rampa de voo livre do Vale do Paranã, entre Planaltina e Formosa que é considerada por praticantes do esporte como a melhor rampa de voo livre do país.
A Igrejinha da Nova Goa, construída por portugueses expulsos de Goa, na Índia, também merece a visita.
A Gruta dos Milagres, na área rural de Planaltina, guarda um tesouro, arte rupestre de 11 mil anos, segundo um estudo de uma arqueóloga na década de 1970.